quinta-feira, julho 23, 2009

Hidratação em viaturas: reservatórios "camelbak" - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O reservatório interno do "camelbak"

Os reservatórios do tipo "camelbak", destinados a serem transportados às costas, de forma análoga à de uma mochila ou preso num sistema mais complexo que inclui outros equipamentos, popularizaram-se durante operações militares em zonas de temperaturas elevadas, como o Iraque ou o Afeganistão.

Após este início de carreira, a divulgação e adopção para funções não militares foi extremamente rápida, sendo hoje, as suas diversas configurações, um dos sistemas de hidratação mais utilizados por desportistas e aventureiros, mas que pode ser de extrema utilidade noutras circunstâncias, como para quem conduz viaturas em missões de socorro ou no combate aos fogos.

Essencialmente, os "camelbak" incluem dois componentes, sendo um um saco exterior, com fixações ou alças, capaz de oferecer alguma protecção a um reservatório interior, amovível, ao qual está ligado um tubo com válvulas através do qual o liquido é bebido.

Apesar de se destinarem a substituir os reservatórios no interior de sistemas de hidratação, é possível usar os contentores de líquidos do tipo "camelbak" de forma autónoma, sobretudo em locais protegidos, como o interior de veículos.

Algo que distingue os "camelbak" de outros sistemas é o tubo longo com a "válvula de mordida", que deixa passar líquidos quando pressionada entre os dentes, evitando assim a necessidade de uma acção manual.

Sem comentários: