segunda-feira, julho 20, 2009

Orientar o mapa sem bússola - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma bússola orientada sobre um mapa

Coloca-se o mapa sobre as linhas, de modo a que cada uma delas esteja apontada na direcção correcta sob o mapa, sendo que o local de intercepção é, obviamente, aquele em que nos encontramos.

Após este posicionamento, aconselha-se uma verificação através de outros pontos de referência, recorrendo ao mapa e identificando elementos relevantes existentes nas proximidades, tendo o necessário cuidado para verificar se entre a data de elaboração do mapa e a actualidade não terá havido alterações, como novas edificações.

Este processo, para além de servir para orientar o mapa, permite ainda determinar a própria localização do utilizador bem como a direcção dos pontos cardeais com uma precisão razoável, a suficiente para seguir uma dada direcção.

Após a determinação da posição, esta não deve ser perdida, pelo que a progressão deverá ser feita de um ponto identificável para outro, mesmo que tal corresponda a um pequeno desvio, verificando-se a posição através deste ou de outro método em cada paragem, conferindo assim a posição e evitando a necessidade de um novo processo de localização a decorrer do início.

Sem comentários: