sexta-feira, julho 24, 2009

Hidratação em viaturas: reservatórios "camelbak" - 2ª parte


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Detalhe dos tubos e válula do "camelbak"

Estes sistemas possuem uma entrada de líquidos larga, válvulas que permitem abrir e fechar o fluxo do tubo e são feitos em materiais seguros, de modo a evitar contaminações ou sabores residuais.

Este modelo em cor verde, com perto de 44 cm de comprimento e 15 de largura e um peso de apenas 190 gramas, permite transportar 3 litros de líquido, mantendo-o a baixas temperaturas durante um período razoável, mas que depende das condições exteriores.

Obviamente, é necessário bom senso na escolha do líquido a utilizar, não só para evitar cheiros que passem para o interior do reservatorio, mas também porque nem todos os líquidos hidratam da mesma forma, sendo que em diversos casos podem ser contraproducentes, pelo que o conselho é no sentido de usar água tão fria quanto possível.

Em termos de colocação, dado que cada veículo tem características próprias, podemos sugerir aos proprietários dos Land Rover Series e Defender a barra de fixação dos cintos de segurança, no caso dos "soft-top", a grade separadora, para os comerciais, ou a zona do pilar da porta para os restantes, aconselhando a que, sempre que possível, o reservatório esteja afastado de outras superfícies, de modo a evitar permutações de calor.

Por um preço que ronda os 8 euros, incluindo portes, estes reservatórios de substituição podem fornecer aos ocupantes uma quantidade razoável de líquidos sem a necessidade de sairem do seu assento ou de interromper a marcha, sendo uma alternativa a ter em conta quando comparada com meios mais convencionais.

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