Após colorir uma imagem, e nalguns casos perde-se parte resolução, torna-se necessário redimensioná-la, aumentando-a e procedendo a ajustes que permitam uma visualização ou impressão com as dimensões pretendidas, para o que se pode recorrer a "sites" que efectuam este procedimento de forma automática.
O "Lets Enhance" permite efectuar 5 operações de forma gratuita, após registo, o que será suficiente para avaliar os resultados de um processo que pode ser inteiramente automático, confiando nos algoritmos dos programadores, ou com intervenção manual, com o utilizador a introduzir os ajustes que considere melhor se adequarem a cada caso específico.
No exemplo que ilustra o texto, recorremos a uma imagem colorida através do "Algorithmia", com uma resolução inicial de 800 x 793 pixels e que, aumentada em largura e altura 4 vezes, ficou com 3.200 x 3.172, o que permite uma impressão de muito maiores dimensões, que pode ser calculada recorrendo a um "site" como o "Pictorem", onde é analisada e sugerida uma dimensão para impressão, que neste caso poderia ser de 90 por 90 centímetros, mas que, naturalmente, pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada um.
É de notar que, dependendo do material em que a impressão é realizada, assim os requisitos em termos de resolução, sendo certo de que para um écran, onde tipicamente temos menos pixels, a exigência será menor, o que não invalida a necessidade de uma boa escolha de que resulte uma estética e funcionalidade adequadas.
sábado, junho 30, 2018
sexta-feira, junho 29, 2018
Lembrando o Morattab Pazhan
Pouco conhecido na Europa, o Morattab Pazhan é uma versão iraniana do Land Rover Defender, produzida entre 1995 e 2016, em diversas versões e motorizações, tendo sido constuídos modelos de 3, 4 e 5 portas fechados ou "pick up" e que resultam da venda das licenças da Santana à empresa iraniana, que começou por fazer veículos baseados nos antigos modelos de 88" e 109", usados nos Serie e possuindo molas em lâmina.
Com motores de 2388 a gasolina e diesel de 2776 com centímetros cúbicos de cilindrada, ambos de quatro cilindros em linha e um V6 a gasolina de 2972 cc, o Morattab possuia um sistema próprio de tracção integral não permanente, inserível quando necessária, tal como acontecia com os Land Rover Serie que, efectivamente, estão na origem do modelo iraniano.
O modelo mais potente, com o motor de 3 litros, possuia um motor e caixa de velocidades Hyundai V6, tendo sido lançado em 2004, possuindo um conjunto de elementos estéticos específicos e, eventualmente, de gosto duvidoso, mas com capacidades fora de estrada notáveis, que muito o adequavam às difíceis condições do território iraniano.
Considerado como um dos modelos de todo o terreno mais resistentes usados no Irão, a produção deste modelo cessou em 2016, numa altura em que diversos fabricantes iranianos se encontravam em dificuldades financeiras, terminado assim o fabrico de um dos últimos modelos baseados no Defender, que, não obstante as inúmeras diferenças entre ambos, acabam por ter uma configuração externa semelhante.
Com motores de 2388 a gasolina e diesel de 2776 com centímetros cúbicos de cilindrada, ambos de quatro cilindros em linha e um V6 a gasolina de 2972 cc, o Morattab possuia um sistema próprio de tracção integral não permanente, inserível quando necessária, tal como acontecia com os Land Rover Serie que, efectivamente, estão na origem do modelo iraniano.
O modelo mais potente, com o motor de 3 litros, possuia um motor e caixa de velocidades Hyundai V6, tendo sido lançado em 2004, possuindo um conjunto de elementos estéticos específicos e, eventualmente, de gosto duvidoso, mas com capacidades fora de estrada notáveis, que muito o adequavam às difíceis condições do território iraniano.
Considerado como um dos modelos de todo o terreno mais resistentes usados no Irão, a produção deste modelo cessou em 2016, numa altura em que diversos fabricantes iranianos se encontravam em dificuldades financeiras, terminado assim o fabrico de um dos últimos modelos baseados no Defender, que, não obstante as inúmeras diferenças entre ambos, acabam por ter uma configuração externa semelhante.
quinta-feira, junho 28, 2018
Governo aluga três Kamov Ka-32 - 1ª parte
O Governo alugou via Heliportugal três Kamov Ka-32, semelhantes aos helicópteros pesados do Estado, actualmente imobilizados, mas com maior capacidade do que as aeronaves adquiridas, que deverão chegar na próxima semana, sendo provenientes da Bulgária e vindo com as respectivas tripulações, que não falam português, permanecendo em território nacional até Outubro.
Apesar do longo diferendo que opõe a Heliportugal ao Estado português devido aos Kamov que então foram operados pela Empresa de Meios Aéreos, e que leva esta empresa a exigir um total de 177.000.000 de Euros como compensação do cancelamento de um contrato, por parte do então ministro Miguel Macedo, que entregou o contrato de operação à Everjets, o Governo optou por um operador com o qual existe um conflito que permanece por resolver.
Entretanto, três dos seis Ka-32 adquiridos pelo Estado português continuam parados, em transição da Everjets para a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que mandou selar os hangares em Março quando suspeitou de irregularidades a nível de tráfico de peças com envolvimento da Heliavionics, sub-contratada para efectuar a manutenção destas aeronaves.
Esta decisão da ANPC já levou a Everjets a processar o Estado, exigindo um total de 40.000.000 de Euros por incumprimento contratual e acusando a ANPC de se financiar recorrendo a montantes que não pretende pagar à empresa, utilizando este montante em contratações por ajuste directo com outros operadores, aos quais alugou diversos meios aéreos.
Apesar do longo diferendo que opõe a Heliportugal ao Estado português devido aos Kamov que então foram operados pela Empresa de Meios Aéreos, e que leva esta empresa a exigir um total de 177.000.000 de Euros como compensação do cancelamento de um contrato, por parte do então ministro Miguel Macedo, que entregou o contrato de operação à Everjets, o Governo optou por um operador com o qual existe um conflito que permanece por resolver.
Entretanto, três dos seis Ka-32 adquiridos pelo Estado português continuam parados, em transição da Everjets para a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), que mandou selar os hangares em Março quando suspeitou de irregularidades a nível de tráfico de peças com envolvimento da Heliavionics, sub-contratada para efectuar a manutenção destas aeronaves.
Esta decisão da ANPC já levou a Everjets a processar o Estado, exigindo um total de 40.000.000 de Euros por incumprimento contratual e acusando a ANPC de se financiar recorrendo a montantes que não pretende pagar à empresa, utilizando este montante em contratações por ajuste directo com outros operadores, aos quais alugou diversos meios aéreos.
quarta-feira, junho 27, 2018
Para um Verão que se aproxima - 6ª parte
O sistema de lentes com abertura f/2.7 permite gravar de forma adequada mesmo com pouca luz, variar o angulo de gravação e a resolução, que vai desde os 4K a 10fps aos 720P a 120 fps, passando por 2.7K a 15 fps, 1440P a 30 fps e 1080P a 60 fps, com a bateria interna de iões de lítio, com 1050 mAh de capacidade, a proporcionar até hora e meia de gravação, feita em formato MP4, um dos mais compatíveis da actualidade.
Um écran táctil LCD de 1.8" permite um acesso fácil aos menus de configuração e a integração com dispositivos Android e iOS, com conexões via WiFi e "bluetooth" e gestão através de aplicação, facilita em muito a utilização de uma câmara compacta e leve, mas com uma electrónica muito sofisticada, que permite ser gerida via aplicação através de um dispositivo móvel.
Estão disponíveis diversas opções de montagem, para além da caixa estanque, que permite mergulhar até 40 metros de profundidade, com o suporte a ser compatível com numerosos acessórios destinados a este tipo de câmaras e que permitem utilizá-las nas mais diversas circunstâncias e montadas de formas completamente distintas.
Esta é apenas uma das muitas opções disponíveis no mercado, para além da enormidade de câmaras produzidas na China, muitas delas sob designações conhecidas, mas que pouco ou nada têm a ver com o original, pelo que se justifica o estabelecimento de um conjunto de critérios e uma pesquisa no mercado que, em poucos dias, pode permitir alcançar resultados interessantes.
Um écran táctil LCD de 1.8" permite um acesso fácil aos menus de configuração e a integração com dispositivos Android e iOS, com conexões via WiFi e "bluetooth" e gestão através de aplicação, facilita em muito a utilização de uma câmara compacta e leve, mas com uma electrónica muito sofisticada, que permite ser gerida via aplicação através de um dispositivo móvel.
Estão disponíveis diversas opções de montagem, para além da caixa estanque, que permite mergulhar até 40 metros de profundidade, com o suporte a ser compatível com numerosos acessórios destinados a este tipo de câmaras e que permitem utilizá-las nas mais diversas circunstâncias e montadas de formas completamente distintas.
Esta é apenas uma das muitas opções disponíveis no mercado, para além da enormidade de câmaras produzidas na China, muitas delas sob designações conhecidas, mas que pouco ou nada têm a ver com o original, pelo que se justifica o estabelecimento de um conjunto de critérios e uma pesquisa no mercado que, em poucos dias, pode permitir alcançar resultados interessantes.
terça-feira, junho 26, 2018
Pinos com bola de reboque - 1ª parte
Muitos veículos, como os Serie ou Defender, possuem um sistema de reboque que, com a adição de um pino com bola de reboque ganha uma nova funcionalidade, sendo possível adquirir este acessório num estabelecimento da especialidade ou "online", onde se pode encontrar uma enorme variedade, correspondendo a diversas especificações e, naturalmente, a distintos níveis de qualidade de fabrico.
Um exemplo concreto tem um comprimento total de 260 milímetros, dos quais os últimos 8 são roscados, com um comprimento útil máximo de 168 milímetros, aquele que corresponde à passagem dentro do sistema de reboque do veículo, e que permite uma operação segura do pino, respeitando as suas especificações.
Este pinos, na sua maioria, tem um diâmetro de entre 22 e 30 milímetros, a bola tem 50 milímetros de diâmetro e a construção é em aço zincado, para proteger da corrosão, incluindo uma corrente de segurança e um par de porcas, sendo adequado para rebocar atrelados com pesos de 2.000 até 3.000 quilos, caso o respectivo suporte permita igualmente este peso e, obviamente, seja compatível com o diâmetro do pino.
As duas porcas são essenciais, como segurança, tal como o é o pino, preso por uma corrente e que passa através de um furo, e que impede que estas possam desenroscar-se e sair, pelo que aconselhamos a que fique posicionado tão perto das porcas quanto possível, o que permite evitar que estas se desloquem mais do que alguns milímetros.
Um exemplo concreto tem um comprimento total de 260 milímetros, dos quais os últimos 8 são roscados, com um comprimento útil máximo de 168 milímetros, aquele que corresponde à passagem dentro do sistema de reboque do veículo, e que permite uma operação segura do pino, respeitando as suas especificações.
Este pinos, na sua maioria, tem um diâmetro de entre 22 e 30 milímetros, a bola tem 50 milímetros de diâmetro e a construção é em aço zincado, para proteger da corrosão, incluindo uma corrente de segurança e um par de porcas, sendo adequado para rebocar atrelados com pesos de 2.000 até 3.000 quilos, caso o respectivo suporte permita igualmente este peso e, obviamente, seja compatível com o diâmetro do pino.
As duas porcas são essenciais, como segurança, tal como o é o pino, preso por uma corrente e que passa através de um furo, e que impede que estas possam desenroscar-se e sair, pelo que aconselhamos a que fique posicionado tão perto das porcas quanto possível, o que permite evitar que estas se desloquem mais do que alguns milímetros.
segunda-feira, junho 25, 2018
Cartão de memória para gravação 4K
Tendo em conta que um cada vez maior número de dispositivos móveis, não apenas câmaras, mas também simples telemóveis, tem capacidade para gravar em 4K, o que corresponde a 3840 x 2160 pixels, os respectivos suportes magnéticos necessitam de uma maior rapidez de acesso, sem o que os dados ficarão corrompidos.
Esta evolução tecnológica irá, mais cedo ou mais tarde, abranger um cada vez maior número de equipamentos, pelo que não será de estranhar que seja padronizada mesmo em dispositivos de gama média, e a gravação em 4K venha a ser a mais comum no mercado, pelo que o investimento em cartões de memória com capacidade para suportar este fluxo a nível de acesso, começa a fazer cada vez mais sentido, mesmo para equipamentos que ainda não suportem esta resolução.
Pensando no futuro, a aquisição deste tipo de cartão, que tem valores inferiores a uma vintena de Euros para capacidades de 32 Gb, o que permite gravar vídeos 4K com duração entre 30 e 60 minutos, dependendo do tipo de compressão e do número de imagens por segundo, sendo este valor meramente indicativo, dado o grande número de opções de gravação que os inúmeros dispositivos existentes no mercado permitem.
Um cartão de memória compatível com 4K permitirá uma escrita de 90 Mb por segundo e 80 Mb de leitura por segundo, sendo compatíveis UHS-I Speed Class 3, optando, por questões de compatibilidade, por usar cartões micro SD aos quais é adicionado o conversor para SD, normalmente fornecido em conjunto, caso tal seja necessário para o utilizar num dispositivo específico.
Esta evolução tecnológica irá, mais cedo ou mais tarde, abranger um cada vez maior número de equipamentos, pelo que não será de estranhar que seja padronizada mesmo em dispositivos de gama média, e a gravação em 4K venha a ser a mais comum no mercado, pelo que o investimento em cartões de memória com capacidade para suportar este fluxo a nível de acesso, começa a fazer cada vez mais sentido, mesmo para equipamentos que ainda não suportem esta resolução.
Pensando no futuro, a aquisição deste tipo de cartão, que tem valores inferiores a uma vintena de Euros para capacidades de 32 Gb, o que permite gravar vídeos 4K com duração entre 30 e 60 minutos, dependendo do tipo de compressão e do número de imagens por segundo, sendo este valor meramente indicativo, dado o grande número de opções de gravação que os inúmeros dispositivos existentes no mercado permitem.
Um cartão de memória compatível com 4K permitirá uma escrita de 90 Mb por segundo e 80 Mb de leitura por segundo, sendo compatíveis UHS-I Speed Class 3, optando, por questões de compatibilidade, por usar cartões micro SD aos quais é adicionado o conversor para SD, normalmente fornecido em conjunto, caso tal seja necessário para o utilizar num dispositivo específico.
domingo, junho 24, 2018
Suportes de câmara para capacetes - 1ª parte
Já abordamos previamente alguns dos modelos se suporte para instalar câmaras de acção em capacetes com o encaixe originalmente destinado a equipamentos de visão noturna, mas o facto de algumas questões terem vindo a surgir, leva-nos a regressar a este tema onde as particularidade e subtilezas parecem ser uma constante.
Em primeiro lugar, deparamo-nos com uma flagrante ignorância por parte de muitos vendedores, com produtos a serem descritos como construídos em metal, enquanto na descrição surge a menção ao fabrico plástico, que, mesmo que reforçado, fica longe, em termos de resistência, do alumínio maquinado anunciado em diversas listagens.
O mesmo acessório, com fotos idênticas, surge descrito de diferentes formas e com preços completamente díspares, a que acresce o intrigante, e perigoso, aviso de que pode haver uma tolerância de até 2 milímetros nas medidas o que, para um acessório que tem que entrar à justa no respectivo suporte, pode ser desastroso, implicando modificações ou resultando na sua inutilidade.
Também é de notar que existem suportes nos quais a câmara fica pendurada, na parte inferior do suporte, ou apoiada, ficando sobre a ligação do suporte, do que resulta uma orientação inversa e que necessita de ser compensada pela orientação da imagem na própria câmara, sem o que será necessária uma longa e fastidiosa conexão por "software", algo que nem todos poderão ter conhecimentos, ou simples paciência, para fazer.
Em primeiro lugar, deparamo-nos com uma flagrante ignorância por parte de muitos vendedores, com produtos a serem descritos como construídos em metal, enquanto na descrição surge a menção ao fabrico plástico, que, mesmo que reforçado, fica longe, em termos de resistência, do alumínio maquinado anunciado em diversas listagens.
O mesmo acessório, com fotos idênticas, surge descrito de diferentes formas e com preços completamente díspares, a que acresce o intrigante, e perigoso, aviso de que pode haver uma tolerância de até 2 milímetros nas medidas o que, para um acessório que tem que entrar à justa no respectivo suporte, pode ser desastroso, implicando modificações ou resultando na sua inutilidade.
Também é de notar que existem suportes nos quais a câmara fica pendurada, na parte inferior do suporte, ou apoiada, ficando sobre a ligação do suporte, do que resulta uma orientação inversa e que necessita de ser compensada pela orientação da imagem na própria câmara, sem o que será necessária uma longa e fastidiosa conexão por "software", algo que nem todos poderão ter conhecimentos, ou simples paciência, para fazer.
Subscrever:
Mensagens (Atom)