sábado, julho 24, 2010

"Alerta amarelo" de incêndio em todo o Continente até 2ª feira

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Um Canadair num combate a um incêndio florestal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou a totalidade dos 20 distritos de Portugal Continental em "alerta amarelo", o segundo mais elevado na escala de quatro, devido à previsão de altas temperaturas, baixa humidade e vento moderado a forte.

Este estado de alerta vai manter-se até às 20:00 da próxima segunda-feira, com a ANPC a avisar as populações para evitar comportamentos de risco e adoptarem medidas de prevenção, como a limpeza de zonas circundantes às habitações, e a terem o máximo de cuidado com acções das quais possam resultar incêndios.

Entre as proibições encontram-se efectuar queimadas ou acender fogueiras, queimar matos ou sobrantes de exploração, lançamento de foguetes, utilização de equipamentos que não tenham instalados dispositivos de retenção de faúlhas, neles incluindo os escapes dos motores de explosão, bem como a circulação em áreas florestais.

Chamamos a atenção para esta última proibição, que afecta directamente os praticantes de todo o terreno, bem como para a necessidade de instalar nos tubos de escape as "meias" de retenção de partículas, de modo a, mesmo em locais de circulação autorizada perto de áreas florestais, o risco de provocar um fogo ser diminuto.

sexta-feira, julho 23, 2010

Substituição da suspensão no Defender - 3ª parte

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A suspensão traseira

Este texto tem como objectivo principal mostrar algumas fotos da suspensão depois de instalada, sendo visíveis os amortecedores +2" da Terrafirma, bem como as molas "Police Spec", aos quais foram adicionados os "rubber isolators".

Devido às condições de iluminação, estas ainda não serão as melhores fotos, mas já é possível ver como ficaram posicionadas as peças, sendo que proximamente iremos fotografar o exterior do Defender, de modo a que seja visto o resultado final.

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A suspensão dianteira

Iremos também, depois de um mínimo de uso que permita acamar as moldas e os "rubber isolators" proceder às necessárias medições, de modo a verificar o tipo de nivelamento do chassis, medindo até às abas das rodas o que, embora falível dado as mesmas terem sido substituidas, sempre ajuda a tirar algumas conclusões.

Mobile Atlas Creator - 2ª parte

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Um écran do Mobile Atlas Creator

Entre as funcionalidades, destaca-se a criação de mapas com múltiplas camadas, provenientes de diversos formatos originais, os quais podem estar em múltiplas resoluções, as quais podem ser consolidadas através de um simples arrastar pelo cursor.

Esta flexibilidade de formatos de origem, a possibilidade de criar mapas nas dimensões pretendidas e formatos PNG ou JPG, e a mistura de origens tornam este programa bastante atractivo, sobretudo se nos lembrarmos que as fontes podem ser complementares.

Os "downloads" via Internet podem ser efectuados em paralelo, utilizando a largura de banda disponível, de acordo com as configurações do utilizador e usando conexões directas ou através de um "proxy" HTTP.

Os ficheiros descarregados ficam alojados no disco, disponíveis para utilização futura, de modo a evitar tráfego redundante, sendo susbtituidos apenas os ficheiros actualizados na origem.

quinta-feira, julho 22, 2010

Extintor no Lidl a partir de dia 29

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O extintor do Lidl

Costumamos recomendar nesta época de saída para férias a instalação de um extintor em cada veículo automóvel ou a sua verificação, caso já exista um instalado.

Um modelo de pelo menos 1 kg, de preferência com certificação EN3 e com um manómetro, instalado num suporte adequado colocado em local acessível tem um preço baixo e pode evitar grandes dissabores e prejuizos.

O preço deste modelo, compatível com instalações eléctricas até 1.000 V e que, portanto, também pode ter uso doméstico, é de 9.99 Euros e estará disponível em todas as lojas Lidl a partir da próxima quinta-feira, dia 29 de Julho.

Num país em que existem cada vez mais obrigatoriedades, a maioria delas discutíveis, a introdução de legislação que preveja o uso de extintores nos veículos automóveis faria mais sentido do que muitas das imposições actualmente em vigor e que dificilmente terão efeito prático.

Mobile Atlas Creator - 1ª parte

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Um écran do Mobile Atlas Creator

O "Mobile Atlas Creator", anteriormente designado por "TrekBuddy Atlas Creator" é um programa de código aberto, ou "open source" destinado a criar mapas que possam ser utilizados por GPS portáteis mesmo quando uma ligação à Internet não está disponível.

Entre as aplicações suportadas estão o AndNav, o OSMtracker, o TreckBuddy e muitas outras destinadas a equipamentos móveis com sistemas operativos Windows CE ou Mobile e "Android", sendo ainda possível efectuar a exportação num formato PNG com calibragem MAP para o OziExplorer.

Como fonte e informação podem ser utillizados os sistemas mais comuns, como o Google Maps, o Microsoft/Bing Maps, OpenStreetMap ou Yahoo Maps, entre diversos recursos que se encontram "on-line".

Os mapas resultantes podem ainda ser utilizados em equipamentos da Magellan e da Garmin, os quais tendem a ter formatos proprietários, o que acaba por reduzir o número de opções cartográficas disponíveis.

quarta-feira, julho 21, 2010

O "intercooler" modelo 04 da série 300 da Forge Motorport - 3ª parte

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Os modelo da série 300 da Forge Motorsport

No entanto, e não obstante implicar adaptações e maiores despesas de instalação, algo que também ocorreria caso se optasse por substitui as condutas originais por umas de silicone, o modelo da Forge Motorsport também tem algumas vantagens face ao da Allisport ou de outros modelos específicos para os Defender Td5.

Com uma diferença a nível de núcleos de mais de 30%, capaz de baixar a temperatura do ar em 30º, suportando uma pressão de 5 bar e adequados a veículos com mais de 300 cv, este modelo da Forge Motorsport pareceu-nos mais do que adequada para suportar qualquer evolução de potência no Defender e pode proporcionar desempenhos superiores aos de um Allisport.

Para além do mais, os produtos deste fabricante incluem uma garantia vitalícia, sendo igualmente utilizados por equipas de competição, incluindo de Fórmula 1 e Sport Protótipos, com o desenho em CAD a passar directamente para máquinas CNC.

As próprias soldaduras e acabamentos, visíveis na foto, são de excelente qualidade, sendo óbvio que este não é um produto de baixo preço e que visa, essencialmente, o desempenho e a fiabilidade.

V Encontro Nacional Defender de 22 a 24 de Novembro

Vai-se realizar nos dias 22, 23 e 24 de Outubro, no Aeródromo da Lousã, o V Encontro Nacional Defender, com o seguinte programa:

Dia 22 de Outubro:

18.00 – 23.30 Horas – Abertura dos Secretariado;

Dia 23 de Outubro:

9.00 Horas – Abertura do Secretariado;
10.30 Horas – Workshop de Mecânica sobre Programação de Defenders, ministrado por Luís Proença;
12.00 Horas – Workshop Sobre Mobile Atlas Creator (criação de mapas), ministrado por João Cardoso.
14.30 Horas – Início das Actividades no Campus Defender:

Prova de Orientação e Navegação

Percurso de BTT

Caderno de Itinerários

Torneio de Futebol de Cinco

Dicas à Ti Bré

Pista de Obstáculos

20.00 Horas – Grelhada Defender
22.00 Horas – Visita ao Memorial Vasco Lima

Dia 24 de Outubro

10.00 Horas – Reabertura da Pista de Obstáculos
13.00 Horas – Encerramento

As inscrições e pedido de informações complementares podem ser feitas através do endereço landlousa@gmail.com, sendo admitidos no recinto, para além dos Defender, os seus antepassados, os Serie.

terça-feira, julho 20, 2010

Matrículas auto-colantes no EBay

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Um exemplo de uma matrícula auto-colante

As matrículas auto-colantes não estão homologadas e, portanto, não podem substituir as matrículas convencionais dos veículos automóveis, mas podem complementá-las quando colocadas em locais menos expostos, por exemplo, à sujidade ou, simplesmente, de maior visibilidade.

Uma matrícula autocolante pode ser colocada perto do parabrisas de um Defender, num "roof-rack" ou noutro local de boa visibilidade, sendo que o conteúdo pode ser personalizado de acordo com as instruções do comprador.

Os tamanhos disponíveis são 13 x 2.7 cm, 26 x 5.5 cm e 52 x 11 cm, dimensão que se aproxima das de uma matrícula convencional e a que corresponde o preço de 4.95 Euros, a que acrescem outros 3.48 de portes.

Assim, por por oito euros e meio, é possível obter um identificador, com conteúdo à escolha do comprador, com o formato de uma matrícula, mas o mesmo vendedor disponibiliza os mais diversos autocolantes, com formatos e mensagens completamente distintas e adaptáveis a inúmeras situações, que incluem, por exemplo, avisos ou sinalização diversa.

O "intercooler" modelo 04 da série 300 da Forge Motorport - 2ª parte

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Os modelo da série 300 da Forge Motorsport

Os "intercoolers" da série 300 têm um núcleo de 600 x 295 x 60, existindo versões com entradas e saídas de 51, 57 e 63.5 mm e com diversas dimensões e configurações exteriores, que podem estar mais adaptadas a um veículo específico.

O tipo 04 tem dimensões exteriores de 780 x 320 mm x 80, com entradas e saídas de 51 mm em lados opostos, dirigidos para os lados, sendo, naturalmente, menos adaptado a um Defender do que o modelo 06, cuja entrada e saída estão voltadas para trás, tal como acontece no "intercooler" original deste veículo.

O modelo da Allisport para os Defender Td5 tem um núcleo de 550 x 330 x 40 mm e um tamanho exterior de 760 x 330 x 60 mm, portanto algo inferior ao da Forge Motorsport em vermos volumétricos, com uma diferença de 7.260 cm3 contra 10.620 a nível de núcleos.

Naturalmente, que entre adquirir um modelo 04 por 100 libras ou um 06 por 400, a escolha era inevitável, até porque com este último valor seria possível adquirir um "intercooler" construido especificamente para os Defender Td5, pelo que, apesar da sua excelente qualidade, seria uma escolha mais lógica do que a de um da Forge Motorsport.

segunda-feira, julho 19, 2010

Decalques Land Rover Special Vehicles

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Um exemplo de decalques Land Rover Special Vehicles

O estatuto de "Land Rover Special Vehicles" destina-se a veículo com características especiais produzidos pela marca que são devidamente identificados através de diversos elementos, entre eles a chapa de identificação e alguns logos no exterior.

Dada a sua raridade, os originais atingem preços altos e mesmo as cópia tendem a ser perseguidas pelo fabricante, pelo que muitas vezes são difíceis de encontrar, mesmo no EBay, dado que por razões de direito de propriedade, quando denunciadas, os leilões são cancelados.

O exemplo da foto tem catorze centímetros de lado por sete e mio de altura, está impresso num vynil com duração de uma dezena de anos, sendo mais resitentes do que as versões impressas digitalmente que abundam no EBay e não acumlando detritos nos bordos.

Os valores variam desde a meia dúzia de libras até à dezena, com o preço mais baixo para o exemplo que mencionamos e o mais alto para dois, com uma vintena de centímetros, sendo que nestes valores estão incluidos portes.

O "intercooler" modelo 04 da série 300 da Forge Motorport - 1ª parte

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O modelo 04 dos "intercoolers" universais da Forge Motorsport

Há muito que procuravamos um "intercooler" com melhor desempenho que pudesse ser adaptado ao nosso Defender, estando nas nossas preferências um modelo com entrada e saída de 51 mm, idêntico ao original, mas com dimensões superiores.

Entre adquirir um modelo específico, por valores que, com IVA, rondam os 400 Euros mais portes, ou um modelo genérico, que implica maior trabalho de instalação, mas cujo valor pode ultrapassar em pouco a centena de Euros, optamos por esta última opção.

A escolha recaiu num modelo da Forge Motorsport, um fabricante reputado, tendo sido adquirido no EBay inglês o modelo 04 da série 300 pelo preço de uma centena de libras, muito inferior às quase quatrocentas que constam da tabela de preços do fabricante.

Obviamente, seria possível adquirir um "intercooler" de dimensões idênticas por um preço um pouco inferior, se proveniente da China, mas sem oferecer a mesma qualidade de fabrico e de garantias de um fabricante reputado e que, inclusivé, produz modelos específicos para competição.

domingo, julho 18, 2010

Perto de 3.000 hectares arderam em 2010 - 2ª parte

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Um Kamov combate um incêndio florestal

Assim sendo, tem-se constatado que o clima tem sido favorável, com poucos dias de muito calor, mas será sobretudo da diminuição de áreas florestais e de zonas tampão resultantes de fogos anteriores, que resulta essencialmente a maior vulnerabilidade da floresta portuguesa.

Dado que o dispositivo tende a ser estável, independentemente das flutuações a nível das áreas que protegem, a redução destas permite um aumento de disponibilidade de efectivos em termos proporcionais, com o mesmo efectivo a defender uma área francamente menor e com menos extensões contínuas.

O número que agora foi revelado, sendo positivo, acaba portanto por reflectir sobretudo a evolução do estado da cada vez mais reduzida floresta portuguesa, conjugada com variáveis climáticas, do que um significativo aumento da eficácia no combate aos fogos, onde a evolução, apesar de existente, continua a não poder justificar a diminuição da área ardidad verificada recentemente.
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