Satélite da Agência Espacial Europeia
A
Agência Espacial Europeia (ESA) considerou hoje "
realista" e "
muito possível" que o sistema de navegação por satélite
Galileo esteja operacional em finais de 2010.
Numa conferência de imprensa no centro de controlo de operações da
ESA em Darmstadt, nos arredores de Frankfurt, o Director de Operações e Infraestruturas da
ESA, Gaele Winters, disse que a
Agência também vai participar no desenvolvimento e nas aplicações do sistema de navegação
Galileo.
Winters recordou que o segundo satélite de prova do sistema
Galileo, o
Giove-B, será lançado em Abril.
O centro de controlo de operações da
ESA é responsável pelo lançamento de uma parte importante dos 30 satélites que compõem o sistema de navegação
Galileo, que competirá com o GPS (Global Positioning System), controlado pelo
Exército dos Estados Unidos, dado que o sistema russo continua vocacionado unicamente para fins militares.
A propósito da segunda conferência sobre os usos do sistema europeu de navegação, a
ESA, que é responsável pelo projecto junto da
União Europeia, anunciou a criação de um centro, na cidade de Darmstadt, que facilitará a informação sobre as suas aplicações e financiamento a partir de Julho deste ano.
Winters assegurou que o sistema
Galileo permitirá nas próximas décadas a criação de 100.000 postos de trabalho, 10.000 dos quais na área da alta tecnologia.
Em finais de Dezembro de 2005, o primeiro dos dois satélites de prova da constelação
Galileo, o
Giove-A, cujo lançamento
noticiamos, ficou instalado numa órbita a 23.250 quilómetros da Terra e com um ângulo de inclinação de 56 graus em relação ao equador.
O
Giove-A e o
Giove-B têm como objectivo não perder as órbitas atribuídas à
Galileo pela
União Internacional de Telecomunicações, analisar as condições do meio ambiente da órbita e proceder a validações.
O sistema de navegação
Galileo tem aplicações, entre outras, nas áreas do transporte e logística, segurança do trânsito, turismo, socorro e emergências.
O sistema
Galileo proporcionará, por exemplo, um acesso mais rápido dos bombeiros, dos serviços de socorro e da polícia ao local de um acidente, bem como uma maior segurança rodoviária, com um menor número de acidentes, de mortos e feridos nas estradas.
A tecnologia de navegação por satélite teve originariamente aplicações militares, mas tem evoluído desde há 30 anos e encontrando novas aplicações, sendo hoje commummente utilizada e permite ao utilizador, com a ajuda de um aparelho, determinar a sua posição horária ou espacial através da recepção de sinais do satélite.
Com o
Galileo, a Europa encabeça o primeiro sistema de navegação por satélite de uso civil, embora também tenha aplicação militar e permitirá utilizar os actuais equipamentos receptores.
O
Galileo enfrentou numerosos atrasos devido a disputas no seio da
União Europeia e da própria
ESA, devido aos interesses nacionais dos países que participam no projecto.
Embora o arranque definitivo do
Galileo não esteja previsto até 2010, dois anos antes a
ESA contará com quatro satélites de navegação no espaço e poderá começar a comercializar os serviços na Europa.
Nessa altura, também será possível efectuar testes preliminares e os fabricantes de equipamentos receptores poderão começar a desenvolver os seus produtos e a preparar a sua divulgação no mercado como concorrência aos concebidos originariamente para o GPS.
Este é um projecto que nos interessa particularmente, capaz de integrar diversas das soluções que temos vindo a propor com uma plataforma autónoma e tecnologicamente avançada, eliminando a dependência relativamente ao sistema GPS.