quinta-feira, dezembro 15, 2005

Primeiro satélite do sistema Galileu lançado no dia 26


Image Hosted by Imageshack
Satélite Galileo

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai lançar o primeiro satélite do sistema de navegação Galileu, o Galileo In-Orbit Validation Element GIOVE-A, no próximo dia 26, a partir do Cazaquistão.

De acordo com o comunicado da ESA, "o sistema de navegação por satélite europeu começará a converter-se em realidade no dia a seguir ao Natal", com o lançamento do primeiro satélite de validação em órbita.

O satélite, que girará em redor da Terra a uma distância de 23.200 quilómetros, será lançado por um foguetão russo Soiuz-Fregat, a partir do Cosmódromo de Baikonur.

O Galileu é o primeiro sistema de navegação por satélite para uso e controlo exclusivamente civil, integrando um conjunto de 30 satélites.

O sistema, orçado em 3.300 milhões de euros, passou por graves dificuldades na sua fase de desenvolvimento devido a divergências entre os seus gestores.

A navegação por satélite permite conhecer a nível mundial, a partir de um determinado ponto, a posição, velocidade e tempo onde se encontra o utilizador, esteja ele imóvel ou em movimento.

Para uso civíl tem sido utilizado até agora o sistema norte-americano GPS (Sistema de Posicionamento Global), controlado pelo Exército dos Estados Unidos, enquanto que o russo Glonass, que poucos conhecem, é usado quase exclusivamente para fins militares.

Este sistema de iniciativa europeia, levado a cabo pelo Galileo Joint Undertaking e que deverá entrar em funcionamento em 2010 vai melhorar, por exemplo, os serviços de ajuda e salvamento em caso de acidentes, permitindo uma autonomia em relação aos sistemas americano e russo.

Sem comentários: