Folheto publicitário do Shorland
O conteúdo do folheto, em sí, é extremamente simples e directo, mencionando como mercado alvo forças móveis de polícia, patrulhas de fronteira, forças de segurança interna, unidades de reconhecimento e para-militares, após o que são enumeradas as principais características.
É realçado o facto de ser construido sobre uma base militar de Land Rover 109, com a aprovação da marca, e ser blindado, embora com limitações, contra o fogo de armas ligeiras.
Com uma tripulação de 3 elementos, comandante, condutor e artilheiro, encarregue de manejar uma metralhadora Browning .303 instalada numa torre com rotação de 360º, o Shorland dispunha de escotilhas de evasão para situações de emergência e da capacidade de operar em qualquer clima, para o que havia sistemas opcionais de aquecimento e refrigeração reforçados.
Não consta do folheto, mas decisivo era o preço de aquisição, de 4.500 libras em 1966, e o baixo custo de manutenção, dado que muitas peças são partilhadas com os Land Rover de que deriva, tornando-o num veículo particularmente apetecível por parte de países com recursos económicos limitados como o nosso.
Sem comentários:
Enviar um comentário