Shorland da GNR e Série 3 da Armada
Existindo em diversas versões baseadas no 109, o modelo utilizado em Portugal inclui dotação para uma metralhadora ligeira e um sistema de lançamento de fumo para protecção, o que permite a sua utilização como veículo de reconhecimento.
Foram construidos diversos modelos de Shorland, com base em Série 2 e 3, tendo sido utilizados inicialmente na Irlanda, após o que foram adoptados por diversos países europeus, dando início a uma série de variantes blindadas, algumas das quais ainda em uso.
Quando o Shorland 5 deixou de ser produzido, as várias variantes estvam ao serviço em 38 países, da Argentina à Malásia, passando pela Líbia ou pelo Burundi, havendo ainda um grande número de modelos específicos para funções tão diversas como a segurança de aeroportos ou luta anti-motim.
A título de curiosidade, podemos adiantar que em 1966 o Shorland custava 4.500 libras, excluindo armas, rádio e sistemas de aquecimento ou refrigeração de alta capacidade, o que é, apesar de tudo, um preço quase imbatível que o tornou popular em muitos países.
Dado ser um veículo interessante, voltaremos ao Shorland em breve, nomeadamente para incluir algums detalhes suplementares e o folheto publicitário da época.
O outro modelo, um Série 3 da Armada está adaptado para reboque de viaturas e atrelados, sendo provavelmente um pronto socorro ligeiro, possibilidade que é reforçada pela existência de um rotativo e do sinal montado na capota.
Sendo mais comum, existia também em versões civís, correspondendo a uma adaptação simples de realizar utilizando um Série 3 curto, pelo que não será de estranhar se um dia virmos num encontro de Land Rover a assistência ser prestada por um destes veículos.
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