sábado, maio 02, 2020

Adobe Scan para dispositivos móveis

Recentemente lançado pela Adobe, o Scan para dispositivos móveis é uma aplicação que visa digitalizar imagens ou documentos e convertê-los para o formato PDF, um dos formatos mais conhecidos e utilizados em todo o Mundo e, quase certamente, o mais universal produto da Adobe, e um dos que mais se utiliza na troca de documentos.

O Scan não se limita a digitalizar, tem a capacidade de melhorar documentos, eliminando erros e imperfeições, e de efectuar o reconhecimento óptico de caracteres, transformando uma imagem com letras num texto legível e editável, que pode ser usado directamente ou partilhado com outras aplicações.

Para além de permitir aceder a numerosos conteúdos, o Scan consegue isolar textos dentro de fotos, inclusivé recuperar o conteúdo de cartões de visita e adicionando-o aos contactos, reconhecendo os caracteres, integrando-se com um conjunto de plataformas, sendo, naturalmente, um dos companheiros mais óbvios para o Acrobat Reader.

O Adobe Scan é gratuito, para Android e IOS e pode ser descarregado das respectivas lojas, sendo compatível com a maioria dos dispositivos móveis recentes que recorram a uma destas plataformas, recomendando-se para todos quantos usem o formato PDF no envio de documentos e pretendam um produto capaz de efectuar o reconhecimento óptico dos caracteres nestes contidos.

sexta-feira, maio 01, 2020

O detector CC309+ - 2ª parte

Conforme a potência, o alcande de detecção varia, sendo de 30 a 50 centímetros par os 50mv a 200mv, de 100 a 200 centímetros para 300mv a 600mv, e de 300 a 800 centímetros para potências superiores, sendo de esperar um alcance máximo entre os 8 e os 10 metros, dependo de cada situação concreta.

São detectadas irregularidades ou alterações do espectro eletromagnético nas frequências varridas, tais como as geradas por chamadas em silêncio ou envio e recepção de SMS, fluxos súbitos de dados via comunicações sem fios, ou mesmo alterações em estações ou dispositivos receptores, abrangendo a grande maioria das possibilidades de transmissão de dados sem fios.

Construído em plástico ABS, com uma bateria de polímero de lítio de 280 mAH incorporada, possuiu uma antena exterior, extensível, "leds" que permitem seguir o estado, regulação de potência, botão multi-modos, avisador de bateria baixa, interruptor para o laser e conector para auriculares, incluídos no conjunto.

O conjunto, para além do detector CC309+, inclui um carregador, auriculares e manual, tendo um preço que ronda a quinzena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo que este a valor, mais elevado do que outros modelos que facilmente se pode encontrar, corresponde a uma muito melhor qualidade e facilidade de utilização, pelo que será uma opção a considerar por parte de quem pretenda um equipamento deste tipo.

quinta-feira, abril 30, 2020

Fatos de protecção - 2ª parte

Estes fatos podem ser descartáveis, portanto destinados a uma única utilização, sendo depois disso considerados, e tratados como produtos contaminados, ou laváveis, o que implica cuidados especiais, devendo a lavagem depender do ambiente em que foi utilizado e do tipo de agentes presentes, num processo que implica conhecimento teórico e treino prático.

Independentemente do tipo de fato, descartável ou reutilizável, o processo de o despir, tal como aquele que se segue à saída de uma zona contaminada, obriga a seguir um protocolo rigoroso, mais complexo no caso de haver reutlização, de modo a evitar contaminar quer o próprio portador, ou quem o rodeie, ou passar elementos nocivos para outras superfícies, algo que, dependendo do caso, pode acontecer num simples contacto.

Assim, e tendo em conta a complexidade envolvida após o uso, incluindo o acto de o despir, este tipo de equipamento, se usado em ambientes contaminados, deve ser reservado a quem deles tenha necessidade e os conhecimentos e equipamentos complementares que permitam o seu uso com a eficácia pretendida e sem gerar novos perigos, pelo que, mesmo os mais temerosos, deverão evitar o seu uso.

O preço pode começar abaixo dos 7 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, o que, actualmente implica uma demora imprevisível, com os modelos mais sofisticados, e que oferecem melhor protecção e maior conforto, a atingirem preços substancialmente superiores, sendo adequados para segmentos profissionais, onde o uso prolongado implica características diferentes.

quarta-feira, abril 29, 2020

O detector CC309+ - 1ª parte

No seguimento dos textos sobre o detector de campos electromagnéticos MT525, consideramos adequado apresentar um equipamento destinado a detectar ondas resultantes de equipamentos de comunicações, como telemóveis, redes sem fios ou dispositivos "bluetooth", e que são cada vez mais utilizados como forma de investigar violações de privacidade ou intrusões.

O detector CC309+ é um equipamento portátil que se destina a detectar equipamentos que recorrem a transmissões sem fios, como redes WiFi, "bluetooth" ou rede móvel, e que possam estar invisíveis, facilitando a sua identificação e localização, como forma de permitir uma maior privacidade e segurança por parte do seu utilizador.

Com capacidade de operar em frequências, fazendo o varrimento entre os 1 MHz e os 6.5 GHz, com um alcance de detecção via sistema laser entre os 5 centímetros e os 10 metros, dependendo do método utilizado, os avisos são efectuados por laser, aviso luminoso, vibração ou som, podendo ser ligado a uns auriculares para uso mais discreto.

Esta gama abrange a grande maioria dos equipamentos, incluindo as redes WiFi a 5.8 MHz, várias frequências usadas pelas redes móveis e as comuns ligações via "bluetooth", bem como as frequências usadas pelos sistemas de posicionamento, tal como o GPS, revelando-se bastante abrangente, com capacidade para detectar os dispositivos mais comuns.

terça-feira, abril 28, 2020

A localização individual em tempos de pandemia - 4ª parte

Em 12 países, foi imposta censura relativamente à pandemia, enquanto em 4 a Internet foi desligada, o que vem demonstrar a importância da rede global, mas também a forma como os Estados a usam e manipulam, do que decorre, naturalmente, o receio quanto ao uso e armazenamento de dados pessoais tão específicos e descritivos como o trajecto de cada indivíduo durante um determinado período.

É sempre de recear que, após ultrapassada a pandemia, uma ferramenta poderosíssima, na qual o Estado dispendeu uma enorme quantia e que permanece completamente operacional, continue a ser utilizada, sendo certo de que, para muitos estados, o seu uso, de forma mais ou menos clandestino, irá permanecer, no que é um verdadeiro atento às liberdades e direitos individuais que, infelizmente, muitos esquecem possuir, aceitando que a sua perda é a contrapartida da sua própria segurança.

Tendo em conta que, para além de um abuso por parte de entidades oficiais, existe a possibilidade de acesso ilegítimo, algo que tem afectado diversas empresas e instituições, podendo os dados cair nas mãos de autênticos criminosos, que os podem vender ou, eventualmente, disponibilizar, disseminado-os, o risco vai muito para além do que pode ser previsto ou calculado, sendo possível equacionar todo o tipo de cenário, incluisivé os mais aterradores.

Mesmo a simples monitorização de contactos, ou "contact tracking", o que pode ser realizado sem instalação de qualquer "software" e, portanto, ser independente de uma acção do utilizador do dispositivo, algo que existe permanentemente por parte das operadoras, que, naturalmente, não farão o cruzamento de dados, caso seja utilizado para fins que não os actualmente estabelecidos, não tem qualquer tipo de suporte legal, violando direitos fundamentais, constitucionalmente garantidos.

segunda-feira, abril 27, 2020

O detector de campos electromagnéticos MT525 - 2ª parte

O Mustool MT 525 é muito leve, cabe num bolso e detecta muito facilmente os equipamentos eléctricos ou electrónicos mais comuns, como televisões, telemóveis ou computadores pessoais, bem como os comuns electrodomésticos, fornecendo um conjunto de informações superiores aos comuns detectores usados para determinar a existência de equipamentos de comunicações ou de redes de dados.

Com 135 x 60 x 27 milímetros e um écran LCD de 3.5 polegadas, de muito fácil leitura, com os dados a serem apresentados de forma muito intuitiva, tem um conjunto de apenas três botões, um para ligar e desligar, outro para alternar entre valores médios e de pico, e o último para reter os dados, revelando-se muito fácil de operar.

O manual é completo, algo raro neste segmento de produtos, e os resultados são suficientemente precisos para serem confiáveis, informando se existe algum perigo nos campos analizados, sendo apenas de lamentar alguma falta de possibilidades de configuração, o que se entende face ao muito baixo preço deste equipamento.

Este detector de ondas electromagnéticas, incluindo o manual e portes a partir da Ásia, mas sem baterias, tem um preço que ronda os 14 Euros e constitui uma boa alternativa para quem necessita de um equipamento com este tipo de funções, mas pretende dispender pouco dinheiro, dispensando um modelo profissional que, naturalmente, oferece outras possibilidades a um preço francamente mais elevado.

domingo, abril 26, 2020

Facebook lança "Messenger Rooms"

Num período onde os contactos virtuais são primordiais, o Facebook lançou um produto destinado a efectuar videoconferências para grupos, e que designou por "Messenger Rooms", concorrendo directamente com soluções conhecidas, como o Zoom, o Google Meet ou o Skype.

Ao contrário de alguns produtos da concorrência, a nova solução do Facebook não tem limite de tempo, nem é paga, mas encontra-se limitada a um máximo de 50 utilizadores, sendo de fácil utilização, muito intuitiva, de modo a que esteja ao alcance de todos quantos necessitam deste tipo de plataforma e não podem investir tempo na aprendizagem de um produto mais complexo.

O sistema do Facebook não implica instalar qualquer "software" adicional e os quartos de conversação serão acedidos via uma ligação disponibilizada a quem neles vai participar, podendo esta ser pública ou privada, sendo gerido por um administrador que pode encerrar a conversação, remover utilizadores ou suspender convites, esperando-se que implemente níveis de segurança adequados e um desempenho compatível com as necessidades dos utilizadores.

O "Messenger Rooms" ainda não está universalmente disponível, desconhecendo-se quando chega a Portugal, mas entretando as conversas colectivas no Whatsapp foram ampliadas, suportando agora oito em vez de quatro utilizadores, esperando-se que a nova plataforma de conferências do Facebook, que foi pensada para o actual confinamento, possa ser usada já nas próximas semanas.