sábado, junho 18, 2011

Época de comprar no EBay - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um cabo USB

Os período de maior restrição económica que atravessamos obriga a uma maior imaginação na altura de efectuar as compras que não podem ser adiadas, de forma a adquirir os bens pretendidos, ou equivalentes, com o mínimo de despesa possível.

Desde há muito que temos optado pelo EBay, sobretudo para items raros ou em 2ª mão, mas o facto é que mesmo para aquisição de produtos novos, esta começa a ser uma opção a ter cada vez mais em conta, mesmo quando o valor parece insignificante.

Naturalmente que adquirir no EBay tem uma implicação em termos de demora na entrega, podendo o prazo ser de duas a três semanas, pelo que é inaplicável em casos urgentes, mas noutros casos, e sempre que o planeamento seja possível, será uma opção a ter em conta.

Recentemente, mencionamos alguns casos, entre eles o de uma máquina fotográfica Sony Cybershot DSC H-3, adquirida em 2º mão, e que complementamos com algumas peças, sendo patente a diferença de preço relativamente ao praticado entre nós, onde, mesmo em período de crise, tende a verificar-se uma flagrante sobrevalorização de muitos bens, em parte como resultado de preços de aquisição demasiado elevados.

sexta-feira, junho 17, 2011

Reparação em sacos de hidratação

Image Hosted by ImageShack
Remendos num saco de hidratação

Os sacos de hidratação destinados aos "Camelbaks" ou "Thermobaks", quando fora destes, são relativamente vulneráveis, sobretudo quando cheios de água, altura em que basta um pequeno impacto com um objecto pontiagudo para ficar furado.

Estes sacos, com capacidades entre os 2.5 e os 3 litros, custam pouco mais de meia dúzia de Euros, mas no caso de ser apenas um ou outro furo, ou mesmo uma zona com múltiplos furos, pode-se proceder à reparação recorrendo ao mesmo material utilizado para reparar pneus de bicicleta.

Estes "kits" de reparação são normalmente constituidos por um tubo de cola, alguns remendos e uma pequena espátula para aplicação, que será usada para espalhar a cola e para premir o remendo contra a superfície a reparar, a qual deve estar limpa e seca.

Os "kits", na versão sem ferramentas, custam menos de um Euro e, se o número de remendos é baixo e permite poucas reparações, a cola vem em quantidade abundante e, para além de colar os remendos, permite ainda cobrir micro-fissuras vedando-as.

Paddock Spares tem um novo site

Image Hosted by Imageshack
O novo site da Paddock Spares

A Paddock Spares, um dos mais conhecidos fornecedores de peças para Land Rover, anunciou um novo "site", mais dinâmico e atractivo, com um melhor desempenho e novas funcionalidades, onde prima uma pesquisa mais eficaz.

É nesta última vertente, mais do que a nível estético, que consideramos haver melhorias mais significativas, com melhor descrição, que inclui lista de compatibilidade, de modo a facilitar a selecção, bem como a implementação de uma "wish list", para guardar items para uma futura encomenda.

Torna-se necessário voltar a efectuar o registo neste novo "site", que surge como totalmente independente do anterior, desconhecendo-se se haverá uma migração dos dados recolhidos anteriormente, entre eles o histórico associado a cada cliente.

Sugerimos aos adeptos da marca uma visita ao novo "site", já operacional, e que irá brevemente substituir aquele que conhecemos desde há muito e tem permanecido quase inalterado ao longo dos últimos anos.

quinta-feira, junho 16, 2011

Google vai implementar pesquisa por voz e imagem

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google

O sistema de pesquisa por voz e imagem já está disponível em diversas plataformas móveis, como "tablets", telemóveis ou "smartphones", com o sistema operativo Android, chegando agora aos computadores convencionais através do Google.

A barra de pesquisa do Google vai passar a incluir dois novos ícones, um microfone, activado pelo reconhecimento de voz, e uma câmara fotográfica, destinada ao envio de uma imagem que servirá como base a pesquisa de imagens similares.

Adicionalmente, uma nova funcionalidade no Chrome e Mozilla vai permitir que clicando com o botão direito do rato sobre uma imagem e escolhendo a opção, será possível efectuar uma pesquisa relacionada com essa imagem.

A pesquisa por voz estará, inicialmente, apenas disponível em inglês, estando previsto expandí-la a outras, enquanto a pesquisa por imagens será suportada em 40 línguas diferentes.

Bombeiros de Albergaria sem acesso ao aeródromo - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Os próprios decisores, bem como as suas famílias, são tão afectados como as restantes populações por este tipo de decisão, podendo resultar nos mesmos efeitos, tanto a nível pessoal como patrimonial, originados pela maior demora no socorro como sucede a qualquer cidadão anónimo.

A irracionalidade desta decisão, mesmo que se possa entender como uma pressão mais do que como uma opção, ou que se tente atenuar a sua gravidade à luz das restrições financeiras que atingem as autarquias, vai muito para além do aceitável, sendo imprevisíveis as suas consequências, exactamente como as emergências são impossíveis de prever.

Assim, existe uma óbvia responsabilidade que, pela previsibilidade dos efeitos, não de forma concreta, mas pelas possibilidades que imediatamente se intuem, que vai para além de uma simples vertente política, incorrendo na área civel e, possivelmente, na área criminal, dado que existe um efectivo risco para a segurança não apenas de bens, mas também de pessoas.

Se, por infelicidade, e sabendo que tal é dificil de provar em tribunal, do atraso no socorro resultasse a perda de vidas humanas, teria que haver consequências compatíveis com a gravidade de uma decisão que, podendo parecer um argumento negocial, também pode assumir contornos de um verdadeiro crime, o qual teria, inevitavelmente, de ser punido em conformidade.

quarta-feira, junho 15, 2011

Adaptador com 4 portas USB e uma de isqueiro - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador com 4 portas USB e uma de isqueiro

Este modelo da Nexus converte a corrente de um veículo, que pode ser de 12 ou 24 volts, nos 5 de uma porta USB, mantendo a voltagem orginal no conector de isqueiro, com uma capacidade total de 2000 mA e uma eficiência não inferior aos 65%.

As dimensões são de apenas 99.5 x 47.5 x 47.5 mm e o peso deste equipamento, cujo exterior é em plástico ABS resistente, não ultrapassa as 55 gramas.

Uma das vantagens deste modelo é o de possuir protecções contra curto-circuitos, voltagens excessivamente elevadas, consumos ou aquecimento excessivo, possuindo um fusível, facilmente substituível, no seu interior.

O preço, incluindo portes a partir de Inglaterra, fica abaixo da dezena de Euros, constituindo uma solução interessante para quem necessite de utilizar diversas ligações USB, sem perder a tomada de isqueiro.

Bombeiros de Albergaria sem acesso ao aeródromo - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Para além das limitações em termos de espaço, de condições habitacionais e de acesso a meios, o quartel tem acessibilidades mais lentas e difíceis, atrasando as deslocações dado que existe a necessidade de atravessar zonas com trânsito intenso.

Não abordaremos a questão da responsabilidade dos pagamentos, a falta de acordo entre os bombeiros e a autarquia ou a não assinatura do protocolo elaborado, mas tão somente a situação actual e as possíveis consequências para as populações e para o próprio dispositivo de combate aos fogos, que recorre a este aeródromo durante as operações aéreas.

Sabemos que este é um ano especialmente difícil para muitas autarquias, sobretudo no Interior do País, fruto de uma substancial diminuição de receitas, mas esta é uma situação que afecta igualmente as corporações de bombeiros, agravada pela quebra de donativos, que representam uma parte importante das verbas incluidas nos orçamentos.

No entanto, a falta de recursos financeiros não pode resultar numa manifesta irracionalidade que ponha em causa o socorro, a segurança das populações e seus pertences, e aqui podemos incluir o património autárquico, bem como a própria operacionalidade de um dispositivo de combate aos fogos que este ano se encontra reduzido nos seus efectivos.

terça-feira, junho 14, 2011

Adaptador com 4 portas USB e uma de isqueiro - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um adaptador com 4 portas USB e uma de isqueiro

Durante anos, a maioria dos equipamentos electrónicos usados em veículos seriam ligados a uma comum tomada de isqueiro normalizada, pelo que os dispositivos destinados a duplicar ou triplicar o número desse tipo de portas aumentou, sendo produzidos inúmeros modelos, muitos deles de qualidade mais que discutível.

No entanto, nos últimos anos, a miniaturização da electrónica resultou numa transição no sentido de um cada vez maior número de equipamentos poder ser alimentado electricamente através de uma porta USB, sendo tal comum a câmaras, telemóveis, GPS, entre outros.

Assim, começa a verificar-se uma transição no número e tipo de portas dos adaptadores destinados a partilhar a tomada de isqueiro por diversos equipamentos, com o número de conectores USB a aumentar, enquanto o de tomadas adicionais de isqueiro tende a diminuir.

Adquirir um modelo compacto que tenha essencialmente conectores USB ainda não é fácil, dado que existem poucos modelos no mercado e, dentre estes, apenas se devem adquirir aqueles que possuem um sistema de protecção adequado, pelo que modelos de menor qualidade devem ser imediatamente excluidos dado representarem um perigo para o sistema eléctrico do veículo

Bombeiros de Albergaria sem acesso ao aeródromo - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Kamov Ka 32 da Protecção Civil

A autarquia de Albergaria a Velha decidiu limitar o acesso dos bombeiros acesso ao aeródromo local, usado desde há muito como base operacional não apenas no uso de meios aéreos, mas também para equipas terrestres.

Este diferendo resulta de um desacordo quanto ao pagamento da factura das despesas com electricidade, no valor de 7.000 Euros, tendo a Câmara local decidido limitar o uso de um aeródromo que serve também de base no combate aos fogos florestais.

A limitação tem também impacto no uso de meios aéreos no combate aos fogos, dado esta ser uma das sete bases operacionais, bem como a nível de evacuações de doentes e sinistrados por via aérea, pelo que esta limitação excede em muito as que afectam a corporação local.

A interdição do uso da base fora do horário normal da função pública, e o de obrigar a um pré aviso com 48 horas de antecedência em caso de necessidade de acesso fora deste horário, algo virtualmente impossível, determinou o regresso dos operacionais ao quartel sito no centro da povoação, resultando em numerosos constrangimentos.

segunda-feira, junho 13, 2011

Aquisição de extintores de última geração - 2ª ronda

Image Hosted by ImageShack
Um dos novos extintores

Após o sucesso da primeira compra conjunta deste modelo de extintores, os quais já foram enviados e muitos recebidos, realizada através do fórum da Landmania, foi dado início a um novo processo de aquisição.

Tal como anteriormente, o valor final, de 30 ou 35 Euros, depende do número de interessados, sendo necessário encomendar 48 unidades para o valor mais baixo e 24 para o mais alto, acrescendo os portes, de acordo com a forma de envio solicitada pelo comprador.

Já nos pronunciamos sobre a absoluta necessidade de possuir um extintor em cada veículo, pelo que esta é uma oportunidade a ter em conta por parte de todos quantos pretendam um destes equipamentos, dado que adquiridos individualmente o preço sobe substancialmente.

domingo, junho 12, 2011

Alguns acessórios para máquina fotográfica - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um saco de transporte para a Sony DSC

O preço deste cabo, que permite a utilização "plug & play" num grande número de câmaras Sony, é de aproximadamente três Euros e meio, também incluindo portes, valor mais que justificado pela grande utilidade que tem.

Finalmente, optamos por adquirir um saco de transporte com alça ajustável, feito em material sintético, com um fecho éclair, almofadado, de modo a oferecer alguma protecção, e com uma pequena bolsa lateral para acessórios.

Este tipo de sacos, dos quais existem inúmeras variantes, têm valores que começam nos quatro Euros, já incluindo portes, tendo, neste caso, e se calhar abusivamente, o logotipo da Sony, de modo a facilitar a identificação do conteúdo.

No total, os vários acessórios mencionados, incluindo um cartão Micro SD de 2 Gb com adaptador para SD e um cabo mini USB suplementar, com portes a partir da Ásia, rondaram a vintena de Euros, um valor muito inferior ao que conseguiriamos caso tivessemos efectuado estas compras em Portugal.