Uma ligação AV-IN permite receber vídeo de uma câmara, que pode ser adquirida por um valor baixo e colocada onde for considerada mais útil, um "slot" para cartão de memória micro SD, de até 32 Gb, permite armazenar vídeos, imagens ou música, e o emissor e receptor de FM permite usar o sistema de som do veículo como altifalante, o que melhora em muito a qualidade de som.
Está disponível toda a cartografia urbana dos principais países, que pode ser actualzada, mas faltam mapas alternativos, concretamente aqueles que permitem navegação fora de estrada ou a integração com mapas digitais como os do Google ou do Bing, para o que seria necessário um sistema de comunicações e acesso em tempo real à Internet.
O preço é bastante variável, dependendo de fornecedores e de campanhas em vigor, mas no seu limite inferior acaba por ficar entre os 40 e os 50 Euros, incluindo portes para Portugal mas, quase certamente, acrescendo direitos alfandegários, a que temos que adicionar uma longa espera.
Existem modelos deste fabricante, e de outros, mais sofisticados, nomeadamente aqueles que incluem uma câmara que permite gravar o percurso efectuado, tendo uma diferença de preço de umas dezenas de Euros o que consideramos poder-se justificar, integrando assim mais uma funcionalidade num único equipamento.
sábado, janeiro 09, 2016
sexta-feira, janeiro 08, 2016
Alguns programas para manipulação de fotos - 1ª parte
Apesar de não ser directamente relacionado com o tema deste "blog", alguns dos programas que utilizamos na manipulação das fotos incluidas nos "posts" devem ser mencionados, por serem de inestimável valor e absolutamente indispensáveis para quem pretende ilustrar um texto.
O programa a que mais recorremos é, indiscutivelmente, o "Paint", que, apesar de muita limitações, permite cortar, redimensionar ou mesmo efectuar pequenas operações de retoque, como mudar ligeiramente uma parte do fundo ou ocultar uma pequena parte da imagem.
Naturalmente que o "Paint" apenas permite um pequeno conjunto de operações, pelo que para efectuar algumas operações mais complexas, como alteração a nível da exposição, obtendo imagens mais claras ou mais escuras, alterar a escala de cores ou transformar uma imagem em termos de formato ou para preto e branco, optamos por utilizar o "IrfanView", que inclui também um prático sistema de visualização que suporta um largo número de formatos.
Operações mais complexas, que impliquem recorrer a filtros, que podem ser utilizados para mudar o tipo de coloração. iluminação ou textura, entre muitos outros, que podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, são efectuados através do "Fotor", que também permite efectuar composição de imagens ou incluir margens e molduras.
O programa a que mais recorremos é, indiscutivelmente, o "Paint", que, apesar de muita limitações, permite cortar, redimensionar ou mesmo efectuar pequenas operações de retoque, como mudar ligeiramente uma parte do fundo ou ocultar uma pequena parte da imagem.
Naturalmente que o "Paint" apenas permite um pequeno conjunto de operações, pelo que para efectuar algumas operações mais complexas, como alteração a nível da exposição, obtendo imagens mais claras ou mais escuras, alterar a escala de cores ou transformar uma imagem em termos de formato ou para preto e branco, optamos por utilizar o "IrfanView", que inclui também um prático sistema de visualização que suporta um largo número de formatos.
Operações mais complexas, que impliquem recorrer a filtros, que podem ser utilizados para mudar o tipo de coloração. iluminação ou textura, entre muitos outros, que podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, são efectuados através do "Fotor", que também permite efectuar composição de imagens ou incluir margens e molduras.
quinta-feira, janeiro 07, 2016
Retrovisor multi-funcional da Carchet - 1ª parte
Integrar vários equipamentos e dispositivos num único pode apresentar diversas vantagens, nomeadamente em termos de partilha de recursos e de aproveitamento de espaço, com os avanços na electrónica a permitir conceber modelos acessíveis e polivalentes.
A Carchet é uma empresa especializada em equipamentos electrónicos e de navegação, tendo integrado num dispositivo que se acopla e substitui o espelho retrovisor instalado num veículo, diversas funcionalidades, resultando num todo acessível e bastante completo.
Este equipamento, em forma de espelho retrovisor, com o complemento lateral de um écran táctil de 4.3 polegadas, tendo no seu interior um sistema informático gerido por um sistema operativo Windows CE 6.0, acrescendo uma unidade de GPS e os circuitos necessários para ligação de uma câmara externa, eventualmente destinada a facilitar manobras em marcha atrás.
Estão também implementadas funções inerentes a um "kit" de mãos livres, com ligação via "bluetooth", que permitem controlar chamadas telefónicas, atendendo ou rejeitando, regulando o som e visualizando no écran os dados constantes do livro de endereços, identificando as comunicações.
A Carchet é uma empresa especializada em equipamentos electrónicos e de navegação, tendo integrado num dispositivo que se acopla e substitui o espelho retrovisor instalado num veículo, diversas funcionalidades, resultando num todo acessível e bastante completo.
Este equipamento, em forma de espelho retrovisor, com o complemento lateral de um écran táctil de 4.3 polegadas, tendo no seu interior um sistema informático gerido por um sistema operativo Windows CE 6.0, acrescendo uma unidade de GPS e os circuitos necessários para ligação de uma câmara externa, eventualmente destinada a facilitar manobras em marcha atrás.
Estão também implementadas funções inerentes a um "kit" de mãos livres, com ligação via "bluetooth", que permitem controlar chamadas telefónicas, atendendo ou rejeitando, regulando o som e visualizando no écran os dados constantes do livro de endereços, identificando as comunicações.
quarta-feira, janeiro 06, 2016
Vítimas mortais de acidentes de viação aumentam em 2015 - 3ª parte
Esta é uma vertente completamente diferente, que não tem implicações apenas na sinistralidade rodoviária e implica um tipo de análise distinta, protagonizada por especialistas na matéria, de modo a separar áreas diversas e independentes, mas cuja intervenção num mesmo processo implica o estudo de ambas nas vertentes em que são relevantes.
Tal implica um trabalho moroso e complexo, para os quais são necessários meios, e que, face ao universo de ocorrências e à multiplicidade de factores, dificilmente pode ser efectuado por amostragem, pelo que a investigação de cada situação e consolidação dos dados obtidos surge como a única forma de, após a devida análise, permitir obter as devidas conclusões.
No entanto, sem todo este trabalho, pouco ou nada se pode extrair dos dados recolhidos ou das estatísticas que estes originaram, tornando-se impossível confirmar as verdadeiras causas, que podem estar distantes daquelas a que habitualmente são atribuidos os acidentes, tantas vezes de forma intuitiva, simplista e redutora, repetindo um discurso que, de tão desgastado, já ninguém escuta com um mínimo de atenção.
É lamentável que uma questão tão premente, que nos distancia de muitos outros países europeus, muitos dos quais investiram substancialmente menos nas redes viárias, optando por soluções diferentes e, provavelmente, mais eficazes e seguras, continue a ser discutida apenas em tom de lamento, sem qualquer objectividade, com o foco na repressão, que manifestamente não dissuade, sem que se perspective uma solução estrutural.
Tal implica um trabalho moroso e complexo, para os quais são necessários meios, e que, face ao universo de ocorrências e à multiplicidade de factores, dificilmente pode ser efectuado por amostragem, pelo que a investigação de cada situação e consolidação dos dados obtidos surge como a única forma de, após a devida análise, permitir obter as devidas conclusões.
No entanto, sem todo este trabalho, pouco ou nada se pode extrair dos dados recolhidos ou das estatísticas que estes originaram, tornando-se impossível confirmar as verdadeiras causas, que podem estar distantes daquelas a que habitualmente são atribuidos os acidentes, tantas vezes de forma intuitiva, simplista e redutora, repetindo um discurso que, de tão desgastado, já ninguém escuta com um mínimo de atenção.
É lamentável que uma questão tão premente, que nos distancia de muitos outros países europeus, muitos dos quais investiram substancialmente menos nas redes viárias, optando por soluções diferentes e, provavelmente, mais eficazes e seguras, continue a ser discutida apenas em tom de lamento, sem qualquer objectividade, com o foco na repressão, que manifestamente não dissuade, sem que se perspective uma solução estrutural.
terça-feira, janeiro 05, 2016
Caixas militares, uma hipótese para compra conjunta - 2ª parte
Naturalmente que é possível, e relativamente simples, tapar estes orifícios, caso se pretenda uma maior estanquicidade, recorrendo-se, por exemplo, a rebites e um pouco de resina sintética, sendo aconselhável adicionar uma tira de borracha a título de vedante na zona da tampa, tornando esta caixa estanque, algo que, de origem, manifestamente, não é.
As dimensões externas são apoximadamente 66.0 x 24.5 x 24.5 centímetros, para comprimento, largura e altura, e as internas, medidas no local mais estreito, são 62.0 x 22.5 x 23.5 centímetros, para um peso total aproximado de 9.77 quilos.
Se nos lembrar-mos que no interior dos Defender, sobre os guarda lamas traseiros, onde nas versões comerciais os bancos não podem ser usados, existe um espaço com, aproximadamente, 80 centímetros, que se torna particularmente apetecível para colocar, devidamente parafusada, uma destas caixas.
Uma unidade tem o preço aproximado de 30 Euros, acrescento uma dúzia para os portes a partir da Alemanha, mas caso a opção seja por um conjunto, o valor vai descendo, embora de forma não substancial, tornando esta opção bem mais apelativa para um grupo que pretenda efectuar uma compra conjunta, com benefícios para todos.
As dimensões externas são apoximadamente 66.0 x 24.5 x 24.5 centímetros, para comprimento, largura e altura, e as internas, medidas no local mais estreito, são 62.0 x 22.5 x 23.5 centímetros, para um peso total aproximado de 9.77 quilos.
Se nos lembrar-mos que no interior dos Defender, sobre os guarda lamas traseiros, onde nas versões comerciais os bancos não podem ser usados, existe um espaço com, aproximadamente, 80 centímetros, que se torna particularmente apetecível para colocar, devidamente parafusada, uma destas caixas.
Uma unidade tem o preço aproximado de 30 Euros, acrescento uma dúzia para os portes a partir da Alemanha, mas caso a opção seja por um conjunto, o valor vai descendo, embora de forma não substancial, tornando esta opção bem mais apelativa para um grupo que pretenda efectuar uma compra conjunta, com benefícios para todos.
segunda-feira, janeiro 04, 2016
Vítimas mortais de acidentes de viação aumentam em 2015 - 2ª parte
É de realçar que, face a números que se aproximam, um conjunto reduzido de ocorrências com um impacto substancial, como, por exemplo uma meia dúzia de acidentes com diversas vítimas, que podem, só neste pequeno conjunto ultrapassar as duas dezenas de fatalidades, altera substancialmente o resultado final, mas tem uma explicação completamente diferente caso o mesmo aumento resulte de um elevado número de acidentes com escasso número de vítimas.
Com um total de vítimas mortais que, sendo importante, resulta de escassas centenas de acidentes, só mesmo o estudo de cada ocorrência permite obter uma imagem real das causas deste aumento, não bastando atribuir a responsabilidade a um ou outro factor, ou conjugação destes, de forma abstrata, sendo exemplo disso expressões como "manobra perigosa" ou "excesso de velocidade", muitas vezes conjugada com outras como "ingestão de bebidas alcoólicas" ou "sonolência".
Se bem que este tipo de expressão traduza parte da realidade, só resultam num acidente quando todo um conjunto de factores concorrem para um desfecho trágico, e é do detalhe de todo este conjunto e da forma com interagem entre sí, única em cada ocorrência, que se podem obter conclusões e, eventualmente, tomar medidas no sentido de reduzir o número de acidentes.
Factor essencial neste tipo de análise é o acompanhamento a nível do processo hospitalar, não apenas porque todos os óbitos ocorridos nos 30 dias subsequentes e resultantes do acidente devem ser contabilizados, mas também para averiguar se alguma morte pode ser imputada a erros, falhas ou limitações ocorridas durante o socorro ou mesmo em meio hospitalar, como uma intervenção tardia resultante de escassez de meios, falhas de coordenação ou deficiências de comunicação.
Com um total de vítimas mortais que, sendo importante, resulta de escassas centenas de acidentes, só mesmo o estudo de cada ocorrência permite obter uma imagem real das causas deste aumento, não bastando atribuir a responsabilidade a um ou outro factor, ou conjugação destes, de forma abstrata, sendo exemplo disso expressões como "manobra perigosa" ou "excesso de velocidade", muitas vezes conjugada com outras como "ingestão de bebidas alcoólicas" ou "sonolência".
Se bem que este tipo de expressão traduza parte da realidade, só resultam num acidente quando todo um conjunto de factores concorrem para um desfecho trágico, e é do detalhe de todo este conjunto e da forma com interagem entre sí, única em cada ocorrência, que se podem obter conclusões e, eventualmente, tomar medidas no sentido de reduzir o número de acidentes.
Factor essencial neste tipo de análise é o acompanhamento a nível do processo hospitalar, não apenas porque todos os óbitos ocorridos nos 30 dias subsequentes e resultantes do acidente devem ser contabilizados, mas também para averiguar se alguma morte pode ser imputada a erros, falhas ou limitações ocorridas durante o socorro ou mesmo em meio hospitalar, como uma intervenção tardia resultante de escassez de meios, falhas de coordenação ou deficiências de comunicação.
domingo, janeiro 03, 2016
Caixas militares, uma hipótese para compra conjunta - 1ª parte
As caixas militares são particularmente adequadas a proteger bens de valor colocados no interior de viaturas, constituindo uma alternativa a modelos feitos à medida, normalmente bastante mais dispendiosas, mas que aproveitam bem o espaço interior e podem possuir algumas características interessantes, podendo ser feitas de acordo com as instruções do cliente.
No entanto, para muitos, o recurso a caixas militares acaba por ser a opção, baseada no preço mais acessível e na resistência inerente a equipamentos destinados a este tipo de uso, sendo habitual o uso de caixas para munições, destinadas a proteger eficazmente material sensível e perigoso.
A maioria deste tipo de caixa é feita em chapa de aço galvanizado e pintado, o que evita danos resultantes da corrosão e resulta numa relação entre peso, capacidade e custo bastante favorável, sobretudo se a opção for por adquirir um conjunto que permite poupar em termos de portes, algo que penaliza sempre items com um peso substancial.
Estas caixas possuem duas dobradiças, que permitem que a tampa seja completamente aberta sobre a parede lateral, um conjunto de 2 pegas nas extremidades, e 4 furos de 10 milímetros na parte inferior e outros 2 na zona frontal, destinados a escoamento de água.
No entanto, para muitos, o recurso a caixas militares acaba por ser a opção, baseada no preço mais acessível e na resistência inerente a equipamentos destinados a este tipo de uso, sendo habitual o uso de caixas para munições, destinadas a proteger eficazmente material sensível e perigoso.
A maioria deste tipo de caixa é feita em chapa de aço galvanizado e pintado, o que evita danos resultantes da corrosão e resulta numa relação entre peso, capacidade e custo bastante favorável, sobretudo se a opção for por adquirir um conjunto que permite poupar em termos de portes, algo que penaliza sempre items com um peso substancial.
Estas caixas possuem duas dobradiças, que permitem que a tampa seja completamente aberta sobre a parede lateral, um conjunto de 2 pegas nas extremidades, e 4 furos de 10 milímetros na parte inferior e outros 2 na zona frontal, destinados a escoamento de água.
Subscrever:
Mensagens (Atom)