sexta-feira, janeiro 08, 2016

Alguns programas para manipulação de fotos - 1ª parte

Apesar de não ser directamente relacionado com o tema deste "blog", alguns dos programas que utilizamos na manipulação das fotos incluidas nos "posts" devem ser mencionados, por serem de inestimável valor e absolutamente indispensáveis para quem pretende ilustrar um texto.

O programa a que mais recorremos é, indiscutivelmente, o "Paint", que, apesar de muita limitações, permite cortar, redimensionar ou mesmo efectuar pequenas operações de retoque, como mudar ligeiramente uma parte do fundo ou ocultar uma pequena parte da imagem.

Naturalmente que o "Paint" apenas permite um pequeno conjunto de operações, pelo que para efectuar algumas operações mais complexas, como alteração a nível da exposição, obtendo imagens mais claras ou mais escuras, alterar a escala de cores ou transformar uma imagem em termos de formato ou para preto e branco, optamos por utilizar o "IrfanView", que inclui também um prático sistema de visualização que suporta um largo número de formatos.

Operações mais complexas, que impliquem recorrer a filtros, que podem ser utilizados para mudar o tipo de coloração. iluminação ou textura, entre muitos outros, que podem ser utilizados em conjunto ou separadamente, são efectuados através do "Fotor", que também permite efectuar composição de imagens ou incluir margens e molduras.

Sem comentários: