sábado, abril 21, 2018

Gmail tem novidades para breve

O Gmail, o popular serviço de correio electrónico do Google, que adoptamos por considerarmos, de entre os serviços gratuitos, aquele que oferece melhores características, vai ser melhorado através da adição de um conjunto de novas funcionalidades e de um novo desenho, mais simples e prático.

Entre as novas funcionalidades encontram-se mensagens com limitação no tempo, que não podem ser reencaminhadas, respostas inteligentes ou o "snooze", que mantém mensagens especificadas fora da caixa de entrada até que o utilizador possa responder, transpondo assim algumas das recentes implementações na plataforma Android.

Uma barra lateral, onde se podem encontrar listas de tarefas ou compromissos, bem como um novo desenho, que permite aos utilizadores uma maior flexibilidade de escolha e configuração, adaptando melhor o Gmail às preferências de cada um, permite aumentar a produtividade, integrando-o com outros produtos do Google.

Outras modificações, a nível de codificação, as quais não serão visíveis por parte dos utilizadores, também serão implementadas, no sentido de aumentar a flexibilidade, desempenho e segurança do sistema, mas será a funcionalidade de confidencialidade de mensagens, que para a sua leitura poderão exigir um código de acesso, que consideramos a maior novidade em termos práticos.

sexta-feira, abril 20, 2018

O "cartão de segurança" dos Land Rover

Em caso de imobilização do veículo e na impossibilidade de utilizar o comando remoto, existem procedimentos para desactivar o imobilizador recorrendo a um procedimento, por vezes um pouco moroso e complexo, mas que, em qualquer caso, implica a introdução de um código que se pode encontar no "cartão de segurança" fornecido com cada veículo.

Este cartão, com formato semelhante ao de um cartão de crédito e que varia em aspecto de acordo com o modelo, país e época, inclui um conjunto de dados extremamente importantes e sensíveis, onde consta o número de identificação do veículo, abreviado para NIV ou VIN, os números da chave e a porca da roda e o código de acesso, composto por um conjunto de dígitos, que servem para situações de emergência.

A forma de dar entrada deste código depende do modelo exacto do veículo, estando explicitada no manual do proprietário, que deve estar acessível, sendo necessário, para que a operação tenha sucesso, que os sensores utilizados, como o que assinala que uma porta está fechada ou aberta, estejam todos operacionais, sem o que o processo será interrompido no passo onde se verifique uma falha.

O próprio fabricante indica que este cartão, tal como será aconselhável com qualquer código, nunca deve ser guardado no interior da viatura, sugerindo-se que, tal como acontece com outros "pin", tal como usados em cartões bancários ou nos "SIM" dos telemóveis, seja memorizado ou, caso tal se revele inviável, guardado discretamente, sendo exemplo uma entrada fictícia numa lista de números de telefone onde os quatro dígitos em determinadas posições contenham o código.

quinta-feira, abril 19, 2018

O Lynx da Omnitec - 2ª parte

Este procedimento significa que o Lynx não fica disponível para utilização imediatamente após a compra, dependendo sempre do tempo de envio da correspondência e do processamento necessário para gerar a chave de validação, sendo que só após a sua recepção se pode proceder à instalação, configuração e validação que permitem a utilização do equipamento.

Através do "interface" gráfico do programa podem ser acedidas as principais funções ou parâmetros de um veículo, analizando e limpando códigos de erros, reinicializando contadores, modificando opções, activando ou desactivando funcionalidades, adicionando novos comandos de alarme ou realizando testes aos diversos componentes do veículo.

Naturalmente o conjunto de funcionalidades dependerá do veículo específico, sendo certo que num modelo mais recente e sofisticado as opções serão mais do que noutro que disponha de menos opções, mas a cobertura geral é bastante abrangente, algo inerente à habitual qualidade dos produtos da Omnitec, que há muito é reputada nesta área, onde equipamentos como os T4 estão entre os mais utilizados a nível profissional.

Este "know how" passa, inevitavelmente, para os vários modelos de Lynx, seja em termos físicos, patente no bom acabamento, resistência ou na concepção dos próprios circuitos, seja no "software" que o suporta, que se revela rápido, intuitivo e de operação muito simples, o que o coloca ao alcance dos menos experientes, que apenas poderão encontrar algumas dificuldades no processo de instalação que, comparado com outros, não tem uma complexidade excessiva.

quarta-feira, abril 18, 2018

Equipamento de diagnóstico com suporte para J2534 - 3ª parte

Como principais objecções, surge, em primeiro lugar, o complexo processo de instalação e o facto de o sistema operativo oficialmente suportado ser o Windows XP, cujo suporte e actualizações foram descontinuados pelos seu próprio fabricante, bem como a indefinição e falta de esclarecimentos quanto aos modelos de veículos suportados, ou seja, a ausência de uma lista por modelo e motorização, algo que consideramos essencial.

Também surgem dúvidas legítimas quanto à legalidade do "software" face à exigência de a instalação ser efectuada com a ligação à Internet desligada e o anti-virus desactivado, algo que, naturalmente, não nos agrada, muito embora, na segunda vertente, se possa proceder a uma verificação do conteúdo antes de proceder à instalação.


O conjunto inclui a unidade principal, um cabo para a ligar à porta OBD2 do veículo, outro para ligar a uma porta USB de um computador, CDs de instalação de "software" e um estojo de transporte em plástico, que acomoda os items necessários para a operação, obviamente com excepção do computador.

Este tipo de equipamento tem um preço que começa em perto de uma centena de Euros, com portes incluídos a partir da Ásia, mas a que podem acrescer taxas alfandegárias, custando perto de centena e meia na Europa, onde existe dispensa de outros pagamentos, pelo que será de prever, em termos médios, um custo total que rondará os 135 Euros.

terça-feira, abril 17, 2018

O Lynx da Omnitec - 1ª parte

Menos populares do que os Nanocom, que na sua versão Evolution podem ser utilizados como um complemento da instrumentação do veículo, os Lynx, fabricados pela Omnitec e distribuídos pela Britpart, traduzem a menor apetência do mercado num preço francamente mais acessível, sendo possível adquirí-los por valores que ficam entre os 120 e os 150 Euros, incluindo uma licença para um modelo de Land Rover.

Os Lynx são, essencialmente, um "interface" entre a unidade de gestão electrónica de um veículo e um computador, onde corre um programa, em ambiente Windows, o que permite uma maior facilidade de utilização do que num écran táctil de menores dimensões, mas tem como óbice a portabilidade, destinando-se a operações com o veículo imobilizado.

Dentro do estojo de transporte, para além do equipamento, encontram-se os cabos de ligação, manuais, uma "pen" com o "software", que deverá ser actualizado periodicamente, e um conjunto de documentação que é essencial para a operação, nomeadamente para o licenciamento do Lynx, sem o que este não pode operar.

O formulário de registo deve ser preenchido pelo utilizador e enviado para o fabricante, após o que será recebido um cartão com um código de activação, que licenciará o equipamento individual para um determinado modelo, podendo ser obtidos outros licenciamentos através do pagamento das respectivas licenças, numa opção que se destina, sobretudo, a profissionais que lidam com diversos modelos de Land Rover.

segunda-feira, abril 16, 2018

Equipamento de diagnóstico com suporte para J2534 - 2ª parte

Segundo os fabricantes, são suportados os Land Rover Defender, Discovery 3 e 4, Range Rover e Range Rover Sport, incluindo os novos modelos, Freelander 2 e Range Rover Evoque, para além dos Jaguar XJ - X351, XK - X150, XF e tipo F, podendo-se deduzir que, pela ausência dos Discovery 2, também os Defender Td5 possam não ser suportados.

Naturalmente, esta questão foi colocada a diversos vendedores, que fornecem o "software" nas versões 143 e 145 e, enquanto alguns nem sequer responderam, tal a especificidade da pergunta e a falta de conhecimentos técnicos de muitos operadores neste mercado, outros refugiaram-se na menção aos Defender, assumindo que seriam todos os modelos, e poucos investigaram, na sua maioria sem conseguirem dar uma resposta conclusiva.

Os testes, cujos vídeos estão disponíveis no Youtube, demonstram a ligação a um Discovery 3 e as numerosas opções que ficam acessíveis, com o "software" a ser de utilização fácil e flexível, pelo menos aparentando uma excelente qualidade que permite uma análise muito extensa do veículo e a respectiva configuração ou eliminação de erros.

Manifestamente, o ponto forte desta solução é o "software", com o equipamento físico a destinar-se, essencialmente, a fornecer as comunicações, estabelecendo os protocolos adequados, mas ficando apenas como uma ponte, ou, como o próprio nome indica, como um módulo de comunicações, fornecendo e recebendo dados que são tratados por um programa que nos agradou bastante e onde os vários modelos suportados estão bem integrados.

domingo, abril 15, 2018

Auto-rádio modelo 1010BT - 3ª parte

Quando se fazem compras via EBay, nem sempre se obtem toda a informação referente a equipamentos um pouco mais sofisticados, pelo que foi com alguma surpresa, neste caso agradável, que verificamos que, para além de ser configurável ou ajustável através do painel físico e do comando remoto fornecido, também o pode ser recorrendo a uma aplicação, disponível para Android ou IOS.

Esta aplicação, que apenas testamos em Android, é descarregada em formato APK e posteriormente instalada, para o que o dispositivo deve ter as permissões necessárias, como instalar aplicações provenientes de outras origens que não a "Play Store", e estabelecer a ligação com o rádio via "bluetooth", após o que fica disponível um écran que reproduz, no seu essencial, o painel físico do próprio rádio.

Consideramos que o recurso à aplicação é mais simples e intuitivo do que utilizar o comando fornecido, mas o facto de haver várias possibilidades de operação permite a vários ocupantes da mesma viatura controlar o rádio, sendo que, para o utilizar como "kit" de mãos livres, este terá que ser emparelhado, podendo inclusivé recorrer-se à aplicação para utilizar esta funcionalidade.

Naturalmente, nunca esperamos que o som proveniente de um auto-rádio com um conjunto de funcionalidades interessantes e um preço que fica perto da quinzena de Euros fosse da melhore qualidade, mas para quem pretende um modelo barato, fácil de operar e que possua "bluetooth", esta será, sem dúvida, uma opção a ter em conta, face à relação entre a qualidade e o preço oferecida.