terça-feira, fevereiro 28, 2006

Bombeiros querem manter Comandante Operacional Distrital


Image Hosted by Imageshack
Comandante João dos Santos Marques

Vinte e oito das trinta e três corporações de bombeiros do distrito de Viseu, querem que o actual Comandante Operacional Distrital (COD), João dos Santos Marques, seja reconduzido no cargo.

A vontade está expressa num abaixo-assinado que foi já enviado ao Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

No documento, os subscritores, 45 ao todo, entre comandantes, segundos comandantes e adjuntos de comando das 28 corporações, consideram o desempenho operacional e pedagógico de João Marques, "altamente meritórios", e, por isso, defendem que "deve ser reconduzido no cargo".

O JN sabe que a mobilização em torno do actual COD, visa evitar a sua substituição pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, César Fonseca.

"Não sei se já foi nomeado, mas soube ontem que é o nome preferido e apontado para o lugar", afirma António Vasco Lima, comandante dos Voluntários de Tarouca e porta-voz do movimento que quer a recondução de João Marques.

"Sabendo que a esmagadora maioria das corporações de bombeiros do distrito, prefere o actual COD, eu, se fosse ele, não aceitaria ocupar o lugar. No mínimo, o comandante César Fonseca está numa situação incómoda", desabafa Vasco Lima.

César Fonseca foi um dos cinco comandantes que não subscreveu o abaixo-assinado, juntamente com Salomão Cruz de Penalva do Castelo, Bento Duarte do Sátão, Alexandre Borges de Canas de Senhorim e Jorge Rola de Tondela, sendo que este grupo está conotado com o PS e é próximo da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, presidida por Rebelo Marinho.

Esta situação, que a confirmar-se é particularmente grave, vem dar razão a tantos bombeiros que se queixam da crescente partidarização de cargos de chefia dos Corpos e Associações a que pertencem, onde o mérito é facilmente substituido por uma teia de relações e interesses pessoais.

Esperamos que a Liga dos Bombeiros Portugueses e a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários tomem proximamente uma posição firme, não apenas no respeitante a este caso, mas prevenindo outros que, estamos certos, grassam pelo País.

Sem comentários: