sábado, março 04, 2006

Oficina retém carro dos Bombeiros


Image Hosted by Imageshack
Sérgio Fonseca dos BV Fornos de Algodres

Os Bombeiros de Fornos de Algodres têm o seu melhor carro de combate aos fogos inoperacional há 6 meses porque não têm 16.000 euros para pagar uma recuperação a que foi sujeito numa oficina.

Segundo os bombeiros, o carro todo-o-terreno "faz muita falta" pois recentemente tiveram de combater um fogo urbano com uma viatura de desencarceramento.

"Já perdemos toda a credibilidade", desabafa Sérgio Fonseca, presidente da Associação dos Bombeiros de Fornos de Algodres, adiantando que "a culpa é do Estado" que ainda não lhes pagou as despesas dos fogos de 2005.

"Nós não temos dinheiro para pagar as nossas dívidas porque nos devem 41.000 euros”, explicou o responsável, que já alertou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, mas até agora não obteve qualquer resposta.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, José António Pereira, refere que a viatura retida na oficina é "a melhor da corporação" e "tem feito muita falta".

Victor Garcia, proprietário da oficina, diz que a viatura "está parada há 6 meses" porque os Bombeiros de Fornos "nunca apresentaram por escrito qualquer garantia de pagamento".

Não obstante os anúncios da disponibilização de verbas, o facto é que estas ainda não foram entregues e, logicamente, os credores não têm confiança nas promessas feitas pelo Governo dado os atrasos que se verificam nos pagamentos, e são igualmente penalizados por esta situação, pois não vêm pago os trabalhos realizados.

Entretanto, da indisponibilidade dos equipamentos resultam situações potencialmente perigosas, das quais podem resultar vítimas, sendo estas da responsabilidade de quem não assume os seus compromissos.

Esta situação, que estamos certos não ser única no País, espelha as carências económicas e as consequências do não pagamento atempado das dívidas, temendo-se pela operacionalidade dos Corpos de Bombeiros quando chegar a nova época de incêndios.

2 comentários:

Anónimo disse...

se o melhor leva 16.000 de conserto não imagino o pior o ex cmdt mantenha-se de bico fechado para não ficar mal .

Al Cardoso disse...

Sim mas para avancar com OTA's e TGV's ha verbas, que triste sina a nossa.

Passem pelos meus sitios:
http://judeusterrasdealgodres.blogspot.com
e http://aquidalgodres.blogspot.com