domingo, março 05, 2006

Um milagre é que vinha mesmo a calhar!


Image Hosted by Imageshack
Site do Patriarcado de Lisboa

Segundo o Expresso, António Costa, Ministro da Administração Interna enviou um pedido a todos os párocos portugueses para que façam um trabalho de sensibilização junto das populações na área da prevenção e combate aos incêndios florestais.

"O Governo enviou-nos uma circular para que o trabalho relacionado com a ecologia [...] tenha, nos meses de Verão, particular enfâse na defesa do património florestal", terá confirmado ao Expresso fonte do Patriarcado de Lisboa.

No entanto, esta iniciativa surge como algo de redundante, já que quem conhece o Interior do País sabe que, desde há muito, é corrente os Párocos sensibilizarem as populações não apenas para este problema, mas para muitos outros considerados relevantes.

Sabendo que a colaboração de todos é necessária, o Governo acaba por não cumprir a sua obrigação quando tenta mobilizar as populações, algo que é obviamente necessário, mas sem fornecer um mínimo de infraestruturas e de formação.

Sem programas devidamente organizados e publicitados, apelando a colaborações espontâneas que podem colocar em risco os próprios participantes, presta-se um mau serviço, desperdiçando recursos importantes, que só podem ser aproveitados através de programas estruturados na protecção da floresta e no desenvolvimento do Interior.

Assim, este apelo à Igreja, mais do que a colaboração que esta há muito presta, sugere-nos mais o pedido de orações, que levem a uma intervenção divina e ao milagre, que possa compensar a falta de medidas concretas.

Sem comentários: