quinta-feira, março 09, 2006

Vestuário de Inverno russo


Image Hosted by Imageshack
"Anorak" militar Splav M-4 verde e camuflado

Com a abertura dos países do leste da Europa, surgiram em diversas casas da especialidade ou "sites" de leilões, equipamentos e fardamentos de Inverno de origem russa que antes eram difíceis ou mesmo impossíveis de obter.

Por outro lado, a evolução para o sistema de mercado e a própria competição interna, determinou uma substancial melhoria da qualidade de fabrico, de modo a serem adoptadas pelas forças militares e de segurança locais e, eventualmente, exportados.

Na área de equipamentos ou vestuário de Inverno, a produção das mais modernas fábricas russas alia uma experiência ímpar às novas tecnologias, com a vantagem adicional de preços particularmente competitivos quando comparados com os seus congéneres ocidentais.

Neste exemplo, que escolhemos entre muitos, o modelo M-4 da Companhia Splav, um dos maiores fornecedores militares russos, podemos encontrar características de versatilidade e robustez aliadas a uma excelente resistência aos elementos, tendo sido adoptado por forças militares, pelas unidades de elite do Ministério do Interior e pelo Serviço Federal de Segurança.

O M-4, quando equipado com o forro opcional e gola em pelo, seja ele autêntico ou sintético, destina-se a proteger o utilizador de temperaturas até -20º, podendo ser complementado por umas calças impermeáveis acolchoadas e por um gorro em pele.

Este equipamento é feito num tecido sintético duplo em nylon de 270g/m2, possui sistema de ajuste na cintura e na parte inferior, quatro bolsos externos e um interno para documentos, e elásticos nos pulsos para evitar perdas de calor.

Os M-4 podem ser adquiridos em várias cores, seja liso, de cor azul ou negra, ou camuflados segundo os padrões actualmente em uso nos vários teatros de operações em que a Rússia está envolvida.

A quem pensar em adquirir o M-4, aconselhamos a fazê-lo em conjunto com o forro em pelo sintético, muito mais barato do que o de pele, a gola do mesmo material, e o capuz forrado, dado que flexibiliza em muito a sua utilização.

Os valores rondam os 75 a 120 euros, sendo bastante variáveis conforme se possa adquirir a partir de uma loja na Rússia, ou de um vendedor russo no Ebay, ou no Ocidente, e comparam-se favoravelmente aos de equipamentos com especificações semelhantes produzidos no Ocidente.

Para quem necessite de um equipamento de Inverno durável, resistente e que proteja do frio intenso, esta é uma opção que aconselhamos a ter em conta numa próxima aquisição.

Sem comentários: