sexta-feira, março 10, 2006

Bombeiros contra substituição de comandante


Image Hosted by Imageshack
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Os comandos das corporações dos bombeiros do distrito de Viana do Castelo, manifestaram, em comunicado, a sua discordância quanto à eventual substituição do actual Comandante Operacional Distrital do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), João Felgueiras.

Face a algumas notícias que davam conta da substituição de João Felgueiras no cargo, por um novo comandante oriundo da Guarda Nacional Republicana (GNR), onze dos doze comandos de bombeiros do distrito reuniram ontem, tendo aprovado por unanimidade uma posição de discordância quanto a tal decisão.

"Em termos operacionais a decisão é despropositada, dadas as qualidades profissionais e pessoais de João Felgueiras, que tem um currículo invejável granjeado em 27 anos de serviço", consideraram.

"A situação é tão ou mais caricata, pois surge numa altura em que se apregoa a necessidade de qualificação técnica dos bombeiros e troca-se um profissional com largo currículo, por alguém que vindo da GNR, não o tem", criticam.

Os comandos, segundo o mesmo comunicado, "reservam-se o direito de tomar medidas para a reposição da actual situação".

O Governador Civil de Viana do Castelo, Pita Guerreiro, disse que "em Viana do Castelo a substituição do comandante operacional é uma hipótese em cima da mesa, segundo informações que tem, mas não é ainda oficial", reconhecendo "a legitimidade de os comandos afirmarem a sua discordância".

Com esta decisão de recusar um comandante operacional militar, abre-se uma ferida que pode dificultar as relações com as estruturas dirigentes do SNBPC, a qual parece apostar em colocar militares como substitutos de bombeiros com reconhecida experiência em diversos, se não em todos os distritos.

Ainda há poucos dias referimos uma situação semelhante no distrito de Coimbra, e é com preocupação que seguimos uma situação que não augura uma boa cooperação entre os dirigentes nomeados pelo SNBPC e os bombeiros voluntários.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bombeiros de coimbra demitiram-se
Boa noticia para o país



Em 2005 as televisões mostraram os concelhos de Coimbra, Pampilhosa, Arganil, Miranda do Corvo, Tábua e Soure a arder como nunca.

Em todo o mundo as imagens de coimbra foram terríveis.

O Governo muda o comando distrital dos bombeiros porque não pode ficar tudo na mesma e os bombeiros revoltam-se porque não querem ficar dependentes de um militar da gnr.

Será que os portugueses sabem que os bombeiros municipais de coimbra e da figueira da foz são comandados por militares e nunca houve contestação? e que esta contestação só existe porque há gente que vive à grande do negócio do fogo?

Portugal não pode ser tolerante com a incompetência.

Se querem ir embora que tenham boa viagem. os portugueses e os cidadãos do distrito de coimbra agradecem.


Contra o país a arder
Passa este mail para os teus amigos.