Os utilizadores dos serviços de voz através da internet já vão poder ter um número telefónico associado, anunciou ontem a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Com esta medida, passa finalmente a ser possível receber chamadas, originadas de telefones e telemóveis, nos computadores pessoais.
A Anacom decidiu que os serviços de voz através da internet (VoIP) terão, no caso de se tratarem de computadores portáteis, uma nova numeração, começada por "30", e que os fixos poderão utilizar a numeração geográfica, ou seja, a utilizada pelos telefones tradicionais.
Desta forma, passa a existir uma nova solução inteiramente independente da instalação de linhas, podendo ser inteiramente móvel e apenas dependente da cobertura dos operadores de Internet no caso dos portáteis com acesso via "wi-fi".
Estes serviços foram lançados em 2005 sendo já possível efectuar chamadas para números de telefone móveis e fixos, nacionais e estrangeiros, mas só com a nova numeração será possível recebê-las.
Produtos como o SkypeIn, que já abordamos, permitem esta possibilidade, mas estão dependentes da atribuição de um número, pelo que se espera que a Skype reforce brevemente a sua presença em Portugal, propondo um produto que tem vindo a ser adoptado nos vários países onde já se encontra disponível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário