terça-feira, março 07, 2006

Computadores com números telefónicos


Image Hosted by Imageshack
Site do Skype

Os utilizadores dos serviços de voz através da internet já vão poder ter um número telefónico associado, anunciou ontem a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Com esta medida, passa finalmente a ser possível receber chamadas, originadas de telefones e telemóveis, nos computadores pessoais.

A Anacom decidiu que os serviços de voz através da internet (VoIP) terão, no caso de se tratarem de computadores portáteis, uma nova numeração, começada por "30", e que os fixos poderão utilizar a numeração geográfica, ou seja, a utilizada pelos telefones tradicionais.

Desta forma, passa a existir uma nova solução inteiramente independente da instalação de linhas, podendo ser inteiramente móvel e apenas dependente da cobertura dos operadores de Internet no caso dos portáteis com acesso via "wi-fi".

Estes serviços foram lançados em 2005 sendo já possível efectuar chamadas para números de telefone móveis e fixos, nacionais e estrangeiros, mas só com a nova numeração será possível recebê-las.

Produtos como o SkypeIn, que já abordamos, permitem esta possibilidade, mas estão dependentes da atribuição de um número, pelo que se espera que a Skype reforce brevemente a sua presença em Portugal, propondo um produto que tem vindo a ser adoptado nos vários países onde já se encontra disponível.

Sem comentários: