terça-feira, fevereiro 07, 2006

Lynx_Pt/IPRedes.net no combate aos incêndios florestais


Image Hosted by Imageshack
Site provisório da Lynx_Pt / IPRedes.net

Na sequência de uma mensagem enviada pela Lynx_Pt / IPRedes.net, apelando à colaboração numa iniciativa de combate aos incêndios florestais, vimos transcrever o conteúdo do "site" deste novo projecto, que visa a integração das novas tecnologias no combate a um flagêlo que tem devastado anualmente o nosso País:

O combate aos incêndios é complicado, especialmente por motivo de falta dos meios.

O IPRedes.net tem em estudo um projecto de apoio à este combate. Isto tem por base uma sistema D-GPS (GPS Diferencial) em combinação com Dados Meteorológicos e imagens por satélite.

O sistema consiste de (re)transmissores de dados D-GPS e meteorológicos, entre 300 e 2.700 (conforme o alcançe dos mesmos), unidades de processão móveis de combate e unidades móveis de comando. Para mais pormenores, diriga-se à nossa site em http://www.ipredes.net (brevemente disponível), ou a http://lynxpt.blog.com/.

Para conceber isto está a procurar apoio junto da Comunidade Europeia e da Agencia Espacial Europeia (ESA) como também ajuda facilitário do parte da Universidade do Porto.

Em breve damos notícias dos desenvolvimentos. Pelo resto o IPRedes.net é uma instituição a fundar sem fins lucrativos.

Se quiser apoiar este projecto com dinheiro, trabalho voluntário ou material informático, contacta por telefone (+351) 964977916 ou por email jpmulder@programmer.net.

Já podemos contar com apoio técnico da parte da ESA/ESRIN (Itália) no que diz respeito às tecnologias de Observação Terrestre a partir de espaço (Earth Observation Satellites) que nos cede accesso a todas as satélites de observação terrestre necessários em caso de calamidade, coisa até agora reservado apenas aos governos.


Para além de desejar boa sorte a este projecto tecnologicamente inovador e absolutamente necessário, já informamos a IPRedes.net estar ao dispôr no que podermos ajudar com a experiência entretanto recolhida.

Queremos ainda realçar o facto de ser necessário colocar a tecnologia ao serviço de quem mais precisa e onde é mais necessária, neste caso aumentando a eficácia dos sistemas de prevenção e combate aos incêndios florestais, ajudando a proteger as vidas e o património de quem se confronta anualmente com esta tragédia.

Numa altura em que se fala insistentemente de um "Choque Tecnológico", muitas vezes com projectos de utilidade duvidosa, nas quais as novas tecnologias surgem completamente desfasadas das reais necessidades do País, projectos concretos, dirigidos especificamente no sentido de encontrar soluções para problemas prementes, são essenciais não só para o desenvolvimento nacional, mas também para reforçar a auto-confiança dos portugueses.

Sem comentários: