sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Adicionamos a ligação para a Lynx_Pt/IPRedes.net


Image Hosted by Imageshack
Site provisório da Lynx_Pt / IPRedes.net

Adicionamos recentemente a ligação para o "site" provisório da Lynx_Pt / IPRedes.net, onde se encontram informações relativamente a esta iniciativa de prevenção de fogos florestais, que recorre ao uso de tecnologia de ponta, nomeadamente de GPS diferenciais.

Para além da inovação de que se reveste este Projecto, ao qual damos todo o nosso apoio, este é um importante passo na conciliação entre a tecnologia e as reais necessidades do País, dando um necessário contributo na luta contra um flagelo que se tem repetido anualmente.

Por outro lado, e sobretudo para quem se interessa mais por esta área tecnológica, nomeadamente por estar ligado à informática, engenharia ou geografia, entre outras, esta pode ser uma oportunidade de colaborar num projecto inovador, numa área com perspectivas de futuro, e onde há, ainda, muito para explorar.

No entanto, há muitas outras possibilidades de participação, nomeadamente através da participação nas estações ou postos de comando móveis, onde os todo-o-terreno podem vir a desempenhar um papel importante ou, eventualmente, na própria concepção de módulos que possam vir a ser instalados em viaturas.

É de salientar que a Lynx_Pt / IPRedes.net terá acesso à rede europeia de satélites, facto que permite aceder a tecnologia e informações previamente apenas disponíveis para os Governos dos países participantes no projecto ESA/ERIN.

Enquanto estudamos a melhor forma de colaboração, aconselhamos uma visita ao "site" provisório da Lynx_Pt / IPRedes.net e uma pesquisa no Google por "DGPS" ou "differential GPS", de forma a conhecer melhor o funcionamento deste tipo de equipamentos e a tecnologia com eles relacionada.

Esperamos brevemente voltar a este assunto e a um Projecto que vamos acompanhar em detalhe, dado que o uso de novas tecnologias na prevenção e combate aos fogos florestais é, para nós, do maior interesse.

Sem comentários: