domingo, fevereiro 05, 2006

Paypal e pagamentos no EBay - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Site do Paypal

Já por várias vezes mencionamos o EBay Inglês como fonte de peças raras ou a preços reduzidos, sejam novas ou usadas, de modo a que os custos normalmente elevados de quem possui um Land Rover sejam mantidos tão baixos quanto possível.

Um dos factores essenciais para um bom negócio, é a segurança no pagamento e a possibilidade de o reverter caso surja um problema inesperado, pois só assim existe o necessário clima de confiança.

Sabendo que o vendedor apenas procederá ao envio após o pagamento, até ao produto adquirido ser recebido existe um período de alguma incerteza, dado que mesmo a informação de um registo de expedição não garante que a mercadoria chegue ou corresponda à descrição incluida na listagem.

Assim, e dado que em caso de envio de dinheiro, mesmo que em carta registada, ou de transferência bancária, o processo é ireversível, aconselha-se a usar um processador de pagamentos independente, que ofereça soluções de reembolso, e que serão adicionadas às previstas na maioria dos cartões de crédito.

Como a maioria dos vendedores do EBay são particulares, que não podem aceitar pagamentos directos via cartão de crédito, este meio tem que ser processado através de uma entidade que proceda ao débito e transfira o pagamento para a conta bancária do vendedor, cobrando, naturalmente, a comissão do serviço, que corresponde a um pequeno valor base na ordem dos 35 cêntimos e uma percentagem que anda pelos 3% do valor total.

É, portanto normal, embora não de acordo com as regras, as quais determinam que o pagamento via Paypal deve ser suportado pelo vendedor, que este faça acrescer o preço de venda de uma pequena margem, na ordem dos 3%, que compense as comissões pagas.

No entanto, e dado que os débitos de Paypal são feitos em Euros, independentemente da moeda em que é feita a licitação, não há lugar a pagamentos de taxas de câmbios e o valor total da transação fica sempre abaixo do que seria em caso de transferências bancárias internacionais.

O Paypal é, provavelmente, o sistema mais difundido a nível mundial para este tipo de pagamentos, tendo-se tornado de tal maneira essencial ao funcionamento do EBay, que foi adquirido por esta, transformando-se na forma de pagamento oficial desta companhia de leilões.

Aliás, o próprio EBay integra, sempre que possível, os seus processos de protecção e reembolso com o Paypal e desaconselha quer transferências bancárias, quer vales postais ou o uso da Western Union para efeitos de pagamentos, dado que a muitos destes meios estão associados diversos esquemas de fraude provenientes, sobretudo, do Extremo Oriente.

Na 2ª parte deste conjunto de textos, referentes ao Paypal, a publicar amanhã, serão focados alguns dos procedimentos essenciais, nomeadamente a criação da conta e sua utilização, e como este meio se articula com a protecção dada pelos cartões de crédito individuais.

Sem comentários: