quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Paypal e pagamentos no EBay - 4ª parte


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Rolex falso vendido no Ebay

Outro problema, de nível completamente diferente, que pode surgir com o Paypal deriva da forma como são realizados os reembolsos no caso de o vendedor não enviar o item adquirido ou este ser substancialmente diferente do anunciado.

Se o fornecedor não fornecer uma prova do envio, em princípio, o Paypal procederá ao reembolso, caso o montante necessário exista na conta do vendedor ou, assinalando-a, para no caso de esta receber um pagamento, a quantia em causa ser encaminhada imediatamente para quem apresentou a queixa.

Há, no entanto, situações mais complexas, nomeadamente a de o bem recebido não estar conforme o anunciado ou de não haver disponível a quantia para o reembolso, algo que em caso de vendedores menos escrupulosos e que decidem defraudar em simultâneo diversos clientes pode vir a suceder.

No caso de o bem ser substancialmente diferente, mas haver uma prova de que algo foi entregue, acaba por ser a palavra de quem o adquiriu contra a de quem o vendeu, sendo difícil ao Paypal chegar a uma conclusão a menos que esta seja evidente, algo que é raro de acontecer.

Mesmo assim, esta é uma melhoria registada recentemente, dado que apenas há alguns anos, o Paypal não discutia "questões de qualidade", o que permitia a vendedores sem escrúpulos vender peças falsas ou de menor qualidade, refugiando-se em descrições vagas e fotografias de baixa defenição, podendo, no limite, enviar uma caixa vazia em correio registado.

Neste caso, ou quando não há possibilidade de reembolso devido à inexistência de fundos na conta do vendedor, resta a opção de apresentar queixa junto da companhia ou entidade bancária que emitiu o cartão de crédito a partir do qual foi efectuado o pagamento via Paypal, exigindo a devolução da quantia paga.

Normalmente, para manter os clientes, as companhias de cartões de crédito satisfazem estes pedidos desde que não sejam recorrentes e indiciem falta de precaução no uso do cartão, tentando depois ajustar as contas com o Paypal que acaba, por vezes, por suportar os custos derivados de uma transação infeliz.

Quando tal acontece, não conheço nenhum caso de recusa por parte de quem emitiu o cartão de crédito, dado que todas as entidades emissoras têm seguros que cobrem este tipo de risco, pelo que preferem manter os clientes satisfeitos e reembolsar por um bem que não foi entregue, qualquer que seja a razão, mesmo em caso de extravio postal, ou que não corresponde ao adquirido.

Daí que a maior segurança seja sempre a de usar em conjunto um cartão de crédito, preferencialmente de um banco no qual existam diversos activos, e o Paypal, utilizando as capacidades complementares de ambos e coordenando esforços no sentido de fazer negócios tão seguros quanto possível.

Este texto encerra, pelo menos temporariamente, o conjunto de explicações relativamente ao uso do Paypal e à forma de pagar em segurança por items adquiridos no EBay, mas caso surjam dúvidas, estas podem ser colocadas nos comentários, de forma a serem lidos por todos, ou enviadas por correio electrónico.

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