segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Paypal e pagamentos no EBay - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Formulário de inscrição no Paypal

Para utilizar os serviços do Paypal é necessário, antes de mais, proceder a uma inscrição, a qual é independente da do EBay, utilizando para tal um cartão de crédito, como meio de pagamento, e um endereço de correio electrónico que será verificado no processo de adesão.

O preenchimento do formulário "on-line", não deverá apresentar dúvidas, sendo de ter em atenção que o endereço de entrega dos bens deve coincidir com a do títular do cartão de crédito, dado que o Paypal impõe essa condição como forma de verificação da morada.

É de notar que a primeira questão a responder é ao país de origem, de modo a que a legislação local em termos de recolha de dados e privacidade seja respeitada, e a moeda prefencial bem como a jurisdição fiquem defenidas desde o início.

Muitos vendedores apenas enviam para moradas verificadas, portanto para a que consta do endereço do Paypal e do títular do cartão, de modo a evitar problemas de extravio e garantir uma protecção no caso de o cliente evocar o não recebimento alegando extravio ou erro na morada.

Durante o processo de inscrição é efectuado o envio de um email de verificação e um movimento de 1 dólar ou euro, que depois é reposto, de forma a validar o cartão de crédito utilizado.

É de ter em atenção que o "login" no Paypal é o endereço de correio electrónico com o qual é efectuado o registo, pelo que se deve escolher um endereço pessoal permanente, evitando endereços de empresa ou instituições a que se possa perder o acesso ou que sejam controlados por administradores de sistemas.

Após validar a conta, é possível fazer o primeiro "login" e começar a utilizar este meio de pagamento, efectuando pagamentos seja de bens adquiridos no EBay, seja de quaisquer outros, desde que se conheça qual o endereço registado no Paypal pelo vendedor.

Se o objectivo for o de pagar items adquiridos no EBay, junto do item encontra-se um "icon" de pagamento, que conduzirá o processo, bastando para tal selecionar a opção Paypal, introduzir a "password" e, eventualmente, introduzir ou corrigir valores relativos aos portes ou a possíveis despesas ou comissões de pagamento.

Todo o sistema do Paypal baseia-se em endereços de correio electrónico, com cartões de crédito e contas bancária associadas, pelo que, quando o detendor do endereço X quer enviar uma quantia a quem possui o endereço Y, não é necessário fornecer qualquer outro tipo de informação adicional, encarregando-se o sistema de efectuar os necessários movimentos bancários com base nas informações previamente armazenadas.

Nas 3ª e 4ª partes deste conjunto de textos referentes ao Paypal, iremos chamar a atenção para algumas questões de segurança e cuidados a observar no uso deste sistema.

Sem comentários: