terça-feira, novembro 08, 2005

Farol de trabalho - 1ª parte


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Farol de trabalho

Os modelos de faróis de trabalho disponíveis no mercado são inúmeros, com preços que variam desde a vintena de euros a valores quase absurdos a que normalmente não corresponde um aumento proporcional da qualidade.

No entanto, e porque em várias circunstâncias podem ser de grande utilidade, decidimos procurar um que fosse simultaneamente de qualidade e preço razoáveis.

Optamos por um dos modelos mais baratos, com a caixa e protecção em plástico ABS, suportes em metal, com interruptor na parte traseira e que nos custou pouco mais de 25 euros num leilão, incluindo os portes correspondentes ao envio a partir da Alemanha.


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Parte de trás do farol vendo-se o interuptor

O acesso ao interior, para efeitos de manutenção, é feito através de 3 parafusos, sendo todo o processo de desmontagem intuitivo mesmo para os menos experientes.

É de ter em atenção que a instalação destes faróis tem levantado cada vez mais problemas que com as autoridades, quer na apresentação dos veículos à Inspecção Periódica Obrigatória, sendo aconselhável escolher um modelo ou forma de fixação que permita uma remoção fácil.

Neste caso concreto, a remoção obriga a desaparafusar o único parafuso que prende o suporte rotativo à base que fica aparafusada no Land Rover, e optamos por colocar uma pequena ficha eléctrica com sistema de encaixe que permita uma desconexão rápida do circuito da viatura sem a necessidade de qualquer ferramenta.

No próximo texto falaremos da questão da instalação, mas entretanto aceitamos sugestões relativamente ao posicionamento do farol no nosso Série 3 SWB, presentemente com "hard-top", mas que deverá estar em versão "soft-top" durante o Verão.

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