quinta-feira, novembro 10, 2005

SkypeOut - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Écran de Skype com "dial pad" activo

Condição essencial para utilizar o SkypeOut, é ter uma conta e o software do Skype instalado, o qual pode ser obtido gratuitamente através do site e proceder ao respectivo registo, obtendo assim um "login" ou nome de utilizador e uma "password", passando a fazer parte de uma comunidade com milhões de utilizadores em todo o mundo.

Seguidamente, é necessário entrar no programa e fazer o "login", bastando para tal digitar os identificadores recebidos e ir ao menu de "Help" onde é possível adquirir crédito para efectuar chamadas não gratuitas.

O sistema de pagamento prevê, para além dos cartões de crédito mais comuns, o recurso ao Paypal que muitos utilizadores do EBay utilizam em nos seus pagamentos, sendo o débito realizado directamente na moeda do utilizador.

É de ter em conta que para obter um crédito de 10 euros via Paypal, o total a pagar é de 11.50 euros, correspondendo às taxas e conversões derivadas do uso deste sistema de pagamento, enquanto na utilização de cartões de crédito pode haver encargos dependentes da entidade emissora.

Pagando com Paypal, pouco tempo depois deve ser recebida uma mensagem de confirmação, e surgir no écran do Skype a quantia disponível para efectuar chamadas, a qual poderá começar a ser utilizada de imediato, e que neste caso é de €9,76 após terem sido efectuadas duas chamadas internacionais.

Nesta altura, o menu de "Dial" também fica activo, demonstrando que já é possível contactar destinos que não recorram ao Skype nas suas comunicações e passa a ser possível acrescentar números telefónicos de SkypeOut à lista de contactos e não apenas identificadores de utilizadores de Skype.

No próximo texto, a publicar muito brevemente, relataremos as experiências feitas e os custos aproximados para chamadas internacionais que, no nosso caso, são maioritariamente para Inglaterra e para os Estados Unidos.

Sem comentários: