quarta-feira, novembro 09, 2005

SkypeOut - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Site do Skype

Mencionamos aqui o Skype como uma forma de comunicação via Internet, utilizando voz sobre IP, capaz de aliar o baixo custo a um som de qualidade normalmente superior à dos telefones convencionais.

No entanto, nem todos aqueles que pretendemos contactar utilizam o Skype, pelo que decidimos testar um complemento que este prevê capaz de ultrapassar este problema.

O conceito do SkypeOut é simples e eficaz, baseando-se numa rede de estações capazes de aceitar e encaminhar comunicações via Skype e, a partir destas, efectuar uma chamada telefónica convencional.

Assim, a comunicação segue via Internet até ao posto de comutação mais próximo do destino, utilizando os códigos de País e regionais como critério de selecção no encaminhamento, sendo a partir daí efectuada uma chamada local ou regional, de que resultam custos extremamente baixos quando comparados com uma chamada convencional.

Logicamente, e dado que existe o recurso a linhas e sistemas telefónicos convencionais através de operadores locais, o princípio de gratuicidade do Skype original não se pode aplicar neste caso, pelo que o SkypeOut funciona como um sistema pré-pago cujo funcionamento iremos detalhar no próximo texto.

Sem comentários: