sexta-feira, novembro 11, 2005

Circulação em áreas florestais


Image Hosted by Imageshack
Um dos muito raros Florest Rover

A circulação de veículos todo o terreno nas florestas, sobretudo em áreas protegidas, tem sido objecto de polémica, com a proibição como opção cada vez mais vezes adoptada pelas entidades oficiais.

Se bem que a proibição seja a solução mais fácil e politicamente mais vantajosa, conseguindo um certo apoio por parte de quem não possua veículos de todo o terreno e olhe os seus proprietários com desconfiança ou simples inveja, acaba por resultar ineficaz e desperdiçar um recurso importante na prevenção de incêndios florestais.

Sendo contra a proibição indescriminada, consideramos que a circulação livre e descontrolada também não será a melhor solução, dados os riscos que envolve não só de forma directa, mas devido ao clima de suspeição que levanta.

Assim, entendemos que será necessário atingir um ponto de equilíbrio que permita uma circulação de forma controlada, identificando as viaturas que transitem em áreas protegidas e daí extraindo o máximo de vantagens mútuas.

Uma solução possível será, por exemplo, a identificação do veículo e do seu responsável por uma entidade oficial, capaz de entregar uma credencial válida para o dia em questão, a qual terá no verso o mapa da área com vários trajectos possíveis, de entre os quais um será escolhido dentro de critérios de uma certa flexibilidade e acertada uma forma de comunicações em caso de emergência.

A importância de saber por onde vai circular o veículo, para além de uma responsabilização por parte do proprietário, deriva do facto de saber que existe uma presença na zona, a qual deverá avisar as entidades competentes em caso de ocorrências fora do normal.

Desta forma, como contrapartida pelo acesso a uma zona protegida, é prestado um serviço à comunidade, que vê o seu património vigiado, e permite redirecionar os sempre escassos meios disponíveis para os locais onde não esteja prevista a circulação de um veículo credenciado.

Dado que se trata de um assunto particularmente polémico, abordado em diversos fóruns e revistas, e sobre o qual sem dúvida haverá outras opiniões e perspectivas, a ele voltaremos em breve.

Sem comentários: