domingo, novembro 06, 2005

Turismo rural e prevenção dos fogos florestais


Image Hosted by Imageshack
Série 3 numa pista de lama

Para muitos, um percurso de vigilância feito sem outro propósito para além do de efectuar um trajecto pré-determinado, com atenção a um eventual aparecimento de um foco de incêndio, pode ser pouco estimulante e levar a um rápido desinteresse.

Como forma de o evitar, cada percurso pode ser complementado com vários desafios que, para além de estimularem a atenção, mantenham o interesse dos participantes e o desejo de efecturam novas actividades semelhantes.

Assim, o percurso a seguir pode ser transformado num jogo, onde sinais de pista, mensagens com coordenadas de pontos a descobrir, provas de perícia, transposição de obstáculos e muitos outros desafios, para além de manter e reforçar o propósito inicial de detectar focos de incêndios, transformem uma actividade que podia ser rotineira numa aventura diferente em cada dia.


Image Hosted by Imageshack
Trio de Série 3 numa floresta na Indonésia


As várias etapas poderão ser efectuadas por objectivos, com um obstáculo intemédio a ultrapassar, utilizando métodos de orientação diferentes ou terminando numa prova de avaliação.

Nesta proposta não há limites para a imaginação nem para o conjunto de meios que podem ser utilizados, sendo possível a realização de "workshops" de preparação ou sessões de formação prévias em conjunto com diversas entidades, que podem incluir desde a Cruz Vermelha aos Bombeiros, passando por escolas de todo o terreno ou de orientação, sempre com o objectivo de transmitir novos conhecimentos que possam ser aplicados e avaliados na etapa seguinte.

Obviamente, tal carece de organização, infraestruturas, planeamento prévio e alguma manutenção, mas constitui uma opção mais nas várias propostas de turismo rural e de aventura que actualmente se oferecem, com óbvias vantagens para os municípios que invistam na sua promoção.

Esperamos, no entanto, que os tecidos empresariais locais, especialmente aqueles que estão ligado à indústria hoteleira, possam aproveitar algumas destas sugestões e colaborar com entidades como a Protecção Civíl de cada município na organização de projectos deste tipo.

Pensamos que, com imaginação e uma promoção adequada, sem custos que não sejam reembolsáveis de forma directa ou indirecta, é possível aos municípios interessados aumentar as receitas turísticas enquanto protegem o seu próprio património natural.

Sem comentários: