sábado, novembro 12, 2005

SkypeOut - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Registo de chamadas efectuadas via Skype

Assim, após termos efectuado alguns testes entre dois computadores que utilizam Skype, portanto uma comunicação inteiramente digital, um dos quais de longa duração para os Estados Unidos, comparamos o resultado com os obtidos via SkypeOut.

Ao contrário do Skype apenas por Internet, usando o SkypeOut notam-se as variações e alguns ruidos de fundo originários das centrais telefónicas convencionais, pelo que deixamos de ter o som inteiramente digital e sugeito a correcção de erros a que nos habituaramos mesmo em ligações internacionais.

Verifica-se a existência de oscilações e, pontualmente, de perdas de qualidade, chegando ao ponto de haver momentos em que a conversação se torna difícil, mas nunca uma chamada foi abaixo e a qualidade voltou a recuperar para níveis aceitáveis.

Mesmo com estes problemas técnicos, a qualidade das chamadas não foi inferior à que se obtém utilizando comunicações convencionais, sendo quase certo de que se devem a problemas nas linhas e não no envio de dados via Internet.

É, no entanto, quase indispensável manter devidamente actualizada a versão do programa instalada, já que verificamos algumas falhas, provavelmente devido a incompatibilidades, quando utilizando a última versão de Skype com outra instalada há vários meses.

No entanto, a grande vantagem do SkypeOut são os custos de comunicação a nível internacional, e será este o factor determinante numa eventual adesão ao serviço.

Nas experiências que fizemos, uma chamada para Inglaterra que durou 11 minutos e 40 segundos, e se pode ver registada no écran, custou apenas 20 cêntimos, algo que seria impensável utilizando um telefone convencional.

Este valor encontra-se muito próximo dos 1.7 cêntimos por minuto que é anunciado como preço global para um grande número de nações entre os quais a maioria se não todos os países europeus, mas também para os Estados Unidos, a China ou a Rússia.

Lamentavelmente, os países lusófonos, incluindo o Brasil, não estão ainda incluidos na extensa lista de países onde é possível beneficiar deste "flat rate", no entanto, e como exemplo, a ligação para a rede fixa no Brasil pode custar entre de 2.1 e 4.4 cêntimos.

A título de curiosidade, ligar para um telemóvel em Portugal custa 20 cêntimos por minuto, independentemente do operador, valor que será interessante comparar com os vários preços praticados pelas operadoras nacionais.

Em suma, um produto que vale a pena, sobretudo para quem necessitar de efectuar chamadas internacionais, onde será possível obter preços imbatíveis quando comparados com os praticados pelas companhias telefónicas convencionais.

Sem comentários: