domingo, agosto 14, 2005

VOIP - Voz sobre IP


Image Hosted by Imageshack
Écran de Skype

Dada a dispersão geográfica, os custos das comunicações tradicionais entre elementos das várias corporações pode dificultar a troca de experiências e a aprendizagem conjunta. No entanto, com a maior difusão da banda larga, seja via cabo ou ADSL, abrem-se novas possibilidades de comunicação, mais rápidas do que as mensagens instântaneas, utilizando a Internet para transmissão de voz.

Para usar a Internet como sistema de comunicações telefónicas, basta um conjunto de requisitos que cada vez está mais ao alcance da generalidade dos utilizadores. Para além de um computador multimédia, com microfone e saidas de som, é apenas necessário um acesso de banda larga e a instalação de um dos muitos produtos de software disponíveis gratuitamente.

Por razões técnicas, a nossa selecção foi o Skype, dado que alia uma clareza de som notável ao facto de utilizar uma comunicação directa entre os computadores envolvidos, recorrendo apenas a um servidor centralizado para efectuar a ligação. Esta característica aumenta a velocidade e diminui o tráfego internacional, o qual é, muitas vezes, contado separadamente pelos operadores.

Existem opções com capacidade de vídeo, que obrigam à instalação de uma câmara apropriada, que pelo actual preço não é obstáculo, mas que requerem uma muito maior velocidade, sem o que as imagens ficarão estáticas ou indefenidas. De entre estes, sugerimos o DKMessenger, que também inclui uma versão de uso livre, muito embora aconselhemos o uso de programas apenas de voz caso a imagem seja dispensável.

Este sistema é sugerido como forma de ligação entre as várias corporações e os seus elementos, de forma a que se sintam à vontade para efectuar contactos independentemente das distâncias sem sentir as tradicionais restrições económicas, fomentando a cooperação e a troca de experiências sem restrições a nível geográfico.

Sem comentários: