quinta-feira, agosto 18, 2005

OziExplorer - Introdução


Image Hosted by Imageshack
Écran de OziExplorer

Apenas um computador e um equipamento de GPS, mesmo nas versões com cartografia, têm limitações quando não estão suportados por um programa capaz de utilizar e converter um simples gráfico, que para o computador não passa de uma imagem, num suporte cartográfico digital.

No caso de utilizarmos um GPS sem armazenamento, então a dependência do software instalado no computador é absoluta, limitando-se o GPS a passar a informação do posicionamento para a aplicação escolhida, a qual será responsável por todas as restantes operações necessárias em termos de tradução dos dados para um sistema cartográfico.

A escolha do OziExplorer deve-se a dois grupos de factores, sendo que o primeiro deriva dos méritos do próprio programa e o segundo da enorme quantidade de dados, incluindo mapas calibrados, itinerários e todo o tipo de informações, e do facto de existirem inúmeros programas relacionados que permitem complementá-lo através da inclusão de opções como, por exemplo, a de seguimento de um veículo sobre o mapa com recurso a mensagens de SMS. Por outro lado, sendo um dos mais populares programas disponíveis, existe uma grande facilidade de conversão de dados de e para o OziExplorer, bem como diversos programas acessórios que potenciam a sua utilização.

Outra vantagem deste programa é a possibilidade de interligar os itinerários e os pontos de passagem assinalados com fotografias adquiridas através da webcam. Tal permite compor itinerários onde os dados posicionais obtidos através do GPS podem ser aliados a uma ilustração gráfica, permitindo aos menos experientes a verificação visual da sua posição através da comparação entre a sua própria observação e as imagens constantes no computador.

Sem por em causa outros programas de excelente qualidade, como o Trailgauge, o Fugawi ou o CompeGPS, cuja opção 3D é particularmente bem conseguida, a opção pelo OziExplorer acaba por ser natural para quem pretenda tirar partido de todo o material existente e assim construir uma solução de baixo custo e tão completa quanto possível.

Se para os possuidores de equipamentos de GPS mais sofisticados as características do software a correr no portátil pode ser de menor importancia, no caso da utilização de um GPS de baixo custo as funcionalidades decorrentes do programa são decisivas, pelo que a opção por um programa de fácil utilização, fiável e de baixo custo era inevitável. Com efeito, o OziExplorer será utilizado em multiplas situações, desde a marcação de rotas ao seguimento de itinerários ou da recepção do sinal do GPS à verificação de distâncias entre waypoints, tornando-o no interface que utilizaremos nos percursos de orientação.

Também se deve verificar periodicamente se estão disponíveis no site novas versões ou programas auxiliares que introduzam novas características. Sendo shareware, pode-se obter uma versão de demonstração a partir do site do programador devendo-se proceder ao seu registo para um uso contínuo e para desbloquear todas as funções deste programa.

Pesquise neste "blog" por Oziexplorer, podendo assim encontrar a continuação deste estudo.

Sem comentários: