sexta-feira, agosto 19, 2005

OziExplorer - Instalação


Image Hosted by Imageshack
Mapa de Lisboa 1/25.000


O processo de instalação do OziExplorer é particularmente fácil, mesmo para os utilizadores menos experientes. Após efectuar o download a partir do site oficial, basta correr o ficheiro gravado no disco, selecionando as opções que o programa oferece por defeito e concordando com as condições de utilização. Os utilizadores de Windows XP poderão criar o directório do OziExplorer dentro do Program Files e não directamente sob a raiz do disco, ficando na mesma área que os restantes programas.

O programa cria os seus próprios icones e instala todos os ficheiros necessários ao funcionamento, mas os opcionais têm que ser instalados separadamente após fazer o download a partir do site do fabricante. Caso tenha adquirido uma licença, chegou a altura de a introduzir, selecionando o opção Help, Enter Registration Code, após o que são desbloqueadas todas as funções do programa, não disponíveis na versão de teste não licenciada. O OziExplorer é shareware, o que significa que a licença deve ser paga após um período de teste de 30 dias caso se pretenda continuar a utilizar o programa. O custo actual, de 80 dólares, é moderado se comparado com programas comerciais semelhantes e ajuda o desenvolvimento de novas versões com melhoramentos.

Mapas

Para utilizar o OziEplorer é necessário dispor de mapas em formato digital tão correctos e precisos quanto possível. A forma de obter estes mapas é, logicamente, através da digitalização de cartas militares utilizando um scanner de boa qualidade e com as maiores dimensões possível, evitando assim as complexidades de uma montagem a partir de várias imagens parciais, as quais terão que dar origem a um único mapa sem distorções. Os mapas serão convertidos em imagens digitais, na mesma escala dos originais, preferencialmente num formato que mantendo a qualidade não ocupe demasiado espaço em disco.

Existem diversas técnicas e truques para digitalizar mapas de grandes formatos sem necessidade de um scanner de idênticas dimensões, mas no caso de cartas militares, é aconselhável um modelo A3 ou, caso tal não seja possível, recorrer aos serviços de uma das várias empresas que trabalham na área da digitalização ou das fotocópias, as quais muitas vezes também prestam este tipo de serviço.

Do mapa original, para além da escala, é necessário reter o datum a partir do qual foi eleaborado. Este último factor não é intuitivo e caso não esteja correcto levará ao desvio de várias centenas de metros relativamente à posição assinalada pelo GPS, podendo levar a erros de navegação sérios.

Os mapas mais actuais estão feitos de acordo com o datum WGS 84, mais universal, enquanto os mais antigos, e ainda frequentes, usam o datum European 1950 Spain-Portugal. Em contrapartida, todos eles usam a projecção UTM ou Universal Transverse Mercator, facto que é comum à maioria dos mapas actualmente disponíveis mesmo em termos internacionais.

Sem comentários: