sexta-feira, agosto 19, 2005

O conceito da normalidade


Image Hosted by Imageshack
Fogo florestal


A fatalidade com que os incêndios florestais são encarados pela maioria dos dirigentes políticos corresponde a uma mera tentiva de desculpabilização pela inércia em adoptar medidas eficazes que controlem esta tragédia anual. Assume-se como normal o que dizem as estatísticas e como inevitavel o que invariavelmente sucede todos os anos. É a aceitação plena de toda uma tragédia como normal, apenas porque esta é ditada pelas estatísticas.

Quase podemos ouvir dizer que as florestas ardem porque são combustíveis, logo é apenas natural que fiquem reduzidas a cinzas. Caso tal não fosse o seu destino, logicamente seriam incombustiveis e o problema dos incêndios florestais nem existiria.

Mas nós acreditamos sinceramente que é possível fazer melhor e mudar mentalidades e formas de actuação.

Também cremos que não é através do aumento irracional dos meios disponíveis que esta luta será ganha, mas através de uma nova postura, da adopção de novos métodos e do recurso ás novas tecnologias.

A nossa aposta é, em primeiro lugar, na formação de todos quantos estão envolvidos neste combate. É do conhecimento que vem a compreensão e desta que surgem as mudanças estruturais que se impoem. Por isso estudamos e apresentamos soluções que pretendem aliar uma maior eficência a um custo aceitável, compatível com as finanças públicas, que possa rentabilizar os meios existentes e potenciar os que venham a ser adquiridos.

Nesta perspectiva, começamos recentemente a publicar uma série de artigos sobre orientação numa perspectiva actual, com recurso ao que de mais recente existe em termos da mais recente tecnologia acessível ao utilizador comum. Igualmente abordaremos as novas formas de comunicação disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e o uso da banda larga no fomento de formas de colaboração onde a distância não seja obstáculo.

Agradecemos a todos quanto tenham sugestões ou queiram escrever artigos sobre os assuntos mencionados ou sobre condução ou preparação de viaturas para todo o terreno, que nos contactem de forma a podermos alargar os conteúdos e melhorar a informação prestada.

Sem comentários: