segunda-feira, agosto 15, 2005

Alguns links geográficos

A informação geográfica é um dos principais factores de sucesso no planeamento de operações, permitindo, entre outras vantagens, uma maior rapidez de intervenção, capacidade de coordenação e segurança nas operações.

Este tipo de informação encontra-se disponível em vários formatos que vão desde cartas militares estáticas a sistemas interactivos tridimensionais, com grande precisão e actualizações frequentes, podendo em vários casos ser obtidas ou visualizadas de forma gratuita por quem possua ligação à Internet.

Em termos nacionais, o Instituto Geográfico, através do Serviço Nacional de Informação Geográfico facilita informação gratuita que vai muito para além da simples cartografia, incluindo dados estatísticos e ligações com diversas entidades capazes de proporcionar uma informação especializada. As orto-imagens digitais das cidades de Lisboa e Porto ou de todo o País, também estão disponíveis, de forma gratuita através da mesma entidade.


Image Hosted by Imageshack
Imagem de Gouveia


Particularmente conhecido pelas suas cartas topográficas militares na escala 1/25.000, o Instituto Geográfico do Exército apresenta uma das melhores coberturas cartográficas que se pode obter, a par com os seus equivalentes estrangeiros de maior qualidade, tendo recentemente, em conjunto com uma empresa privada, apresentado um sistema para PDA designado por MapAdventure. Este conjunto de software e de cartas militares permite aos utilizadores um sistema prático de orientação por GPS, transpondo para o PDA o mesmo tipo de funcionalidades que era obtido em computadores pessoais.

Por seu lado, o Google apresenta um projecto que visa cobrir com detalhe todo o planeta através de imagens de satélite, apresentando duas versões, uma que funciona em qualquer "browser" e portanto é compatível com todos os sistemas operativos, incluindo o dos PDA, e outra, mais sofisticada e interactiva, destinada aos utilizadores de Windows.



Image Hosted by Imageshack
Imagem via Google Earth


Ambas as versões utilizam a mesma informação, sendo as diferentes possibilidades derivadas do interface utilizado, aconselhando-se, sempre que possível, a optar pela última destas versões. Também se deve ressalvar que se trata de uma base de dados e não de imagens obtidas em tempo real, pelo que poderão existir descrepâncias devido a alterações introduzidas recentemente.

Existem várias outras opções disponibilizadas por entidades nacionais e internacionais, pelo que as aqui apresentadas são apenas exemplos de algumas das soluções actualmente disponíveis, servindo de exemplo do que de melhor se pode obter actualmente.

Sem comentários: