quinta-feira, agosto 18, 2005

Orientação


Image Hosted by Imageshack
Leitura de mapas


Numa recente reportagem, foi visível a forma como são coordenadas diversas operações, sem recurso a mapas e com orientações vagas, cuja interpretação por quem ouve pode ser completamente diferente da intenção de quem a deu.

O planeamento com base neste tipo de instruções, para além dos equivocos a que se presta, é um factor de risco acrescido para todos os envolvidos e torna impossível ao responsável ter um conhecimento preciso do posicionamento das várias unidades no terreno. As frases "mais para cima", "lá para a direita", "um bocado a seguir à povoação", entre muitas outras, são de uma imprecisão que pode levar ao desastre e que têm rapidamente de ser substituidas por instruções rigorosas, baseadas em mapas, que permitam uma orientação correcta mesmo em terreno desconhecido.

Com base num trabalho que realizamos há alguns meses, vamos colocar uma série de textos que auxiliem eventuais interessados a instalar e configurar um programa que permita uma orientação mais fácil, com base nos mapas topográficos militares à escala 1/25.000 da série 888. Com o auxílio de um aparelho de GPS, este processo será francamente facilidado, permitindo uma identificação correcta da posição actual, seguir caminhos previamente marcados ou estabelecer novas rotas que mais tarde poderão ser utilizadas em segurança por quem nunca trilhou os mesmos caminhos.

Faz parte do nosso projecto dar um contributo em termos de know-how de forma a que seja possível fazer e manter um registo de percursos que possam mais tarde, quer para fins lúdicos, quer em casos de emergência, serem utilizados por quem percorra os mesmos trilhos. Assim, mesmo quem não tenha conhecimento prévio da área onde se desloca, pode fazê-lo com maior segurança, quer recorrendo a um mapa digital e seguindo o percurso com o auxílio de um GPS, quer através de uma versão impressa, onde os percursos possíveis estarão de igual forma assinalados.

Hoje disponibilizamos uma introdução como o primeiro de uma série de textos, seguindo-se outros onde se vão incluir instruções para instalação e configuração do OziExplorer na sua versão para Windows.

Sem comentários: