terça-feira, março 21, 2006

Land Rover Série 3 SWB da Monogram


Image Hosted by Imageshack
Land Rover Série 3 SWB 1/24 da Monogram

Durante muitos anos, não foi fácil obter uma miniatura de um Série 3 na versão curta, menos ainda com as dimensões de um modelo à escala 1/24, sendo esta versão para montar feita pela "Monogram", hoje integrada no grupo da Revell, uma das muito poucas disponíveis.

Dentro de uma caixa ilustrada com fotografias do "kit" montado, encontram-se a pouco mais de uma centena de peças que o constituem, de boa qualidade de moldagem, uma grelha de transparências, um conjunto de 5 pneus em borracha, uma folha de decalques e outra de instruções.

O "kit" da Monogram é relativamente detalhado, incluindo detalhes do chassis, um capot que se pode abrir e onde se pode apreciar uma boa reprodução do motor, e um interior correcto, com os mostradores, pedais e alavancas que se podem encontrar nos Série.

Na caixa da carga existe um conjunto e quatro bancos individuais, substituindo os populares bancos corridos que é hábito encontrar entre nós, e que podems ser facilmente visíveis removendo a capota, caso optem por não a colar, tal como nós o fizemos.


Image Hosted by Imageshack
Vista de trás, sem capota rígida nem porta traseira

O "kit" também inclui um conjunto de decalques, com matrículas e um conjunto de faixas laterais algo fantasistas, que optamos por não colocar, bem como alguns pequenos acessórios, como um "jerry-can" para combustível ou a grade no tejadilho.

Talvez a maior desilusão desta miniatura, provavelmente feita a pensar no mercado americano, sejam as jantes e os pneus, de dimensão exagerada, que substituem os que estamos habituados a encontrar nos nossos Série, mas que é possível encontrar na capa de um livro da Brookland Books dedicado a este modelo.

Também não deixaria de ser interessante se possuisse peças para uma versão "soft-top" ou, pelo menos a estrutura desta, mas infelizmente a Monogram optou por fornecer unicamente a capota rígida.

Esta é, apesar de algumas pequenas falhas que serão detectáveis por quem conheça bem veículo real, uma das melhores reproduções de um Série 3 curto a que tivemos acesso, sendo relativamente fácil de montar e pintar, utilizando um "spray", mesmo para quem tenha pouca experiência com "kits" em plástico.

Esperamos, numa futura ocasião, apresentar fotografias do motor bem como de alguns detalhes que mereçam especial destaque, de modo a convencer os nossos leitores da valia deste "kit".

Caso encontrem este modelo à venda numa loja da especialidade ou no Ebay, onde adquirimos este exemplar, sugerimos que não percam a oportunidade de o adquirir, pois esta miniatura deixou de ser produzida há vários anos e já rareia no mercado.

Sem comentários: