quarta-feira, março 22, 2006

Comunicado da APBV


Image Hosted by Imageshack
Site da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários tem vindo a acompanhar com atenção e preocupação a situação e algumas tomadas de posição a propósito da nomeação de militares para os Comandos Distritais de Operações de Socorro.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários entende que a continuação de tais tomadas de posição só virá a prejudicar os Bombeiros e a denegrir a sua imagem já muito desgastada.

A solução para quaisquer problemas deve ser encontrada no diálogo, em sede própria, e dentro da Lei e da disciplina que caracteriza os soldados da paz.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários bem como a generalidade dos Bombeiros respeitam as leis e são disciplinados.

Entendemos que a Protecção Civil deverá ser encarada como um todo. Não é apenas o serviço de bombeiros, não esquecendo, no entanto, a importante componente de que este é parte.

A competência da nomeação dos Comandantes e dos Segundos Comandantes Operacionais Distritais é conferida por Lei ao Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. O que confere às nomeações toda a legitimidade democrática.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários como pessoa de bem, que é, orienta-se pelo cumprimento da Lei. E a Lei pela qual estão a ser nomeados os Comandos Distritais teve a audição e o assentimento de todos os que agora a criticam, sem que no momento certo tivessem colocado qualquer objecção.

Se vier a verificar-se que a Lei produz resultados menos positivos, então sim deverá ser alterada.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários não se pronuncia antecipadamente sobre qualquer nomeação. A avaliação será feita por esta Associação em função do desempenho do cargo.

A APBV – Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários está certa que os Bombeiros Portugueses desempenharão com brio, abnegação e disciplina a missão que lhes é confiada e pela qual prestaram juramento. Dessa forma continuarão a garantir o socorro e a protecção de pessoas e bens, onde e quando for necessário, pelo que a população deverá continuar a orgulhar-se e confiar nos seus Soldados da Paz, bem como, continuar a sentir-se em tranquilidade e em segurança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois de ler o comunicado da APBV em relação à nomeação de militares para os Comandos Distritais de Operações de Socorro fiquei desapontado e triste retirando-me a esperança que tinha de que esta associação pôde-se vir a defender verdadeiramente os bombeiros.
Companheiro;
1º lugar a sua associação neste momento não representa mais que 400 e poucos bombeiros situação que devia divulgar no comunicado para não confundir os portugueses ainda mais;

2º essa sua opinião não se revê em grande parte dos seus associados pelo menos em alguns que conheço e gostam dos bombeiros;

3º Será difícil de perceber que todas estas recentes alterações e condicionantes ao nível do INEM das ambulâncias privadas e da criação dos GIPS da GNR, são o inicio do fim dos Bombeiros Voluntários e da sua associação;

4º Em relação aos comandos distritais acha que um GNR da BT tem competências para o cargo???? exercito é mau mas GNR BT é demais.......só vejo isto como ignorância e desconhecimento do que é um CDOS e como funciona, e para aqueles que se desculpam com a ideia de que a Protecção Civil não é os bombeiros devem se esquecer que algumas das funções dos comandos distritais são tutelar os corpos de bombeiros e não os restantes agentes de protecção civil;

5º e por ultimo para corrigir o que ta mal nunca é tarde e se não remar-mos todos para o mesmo lado não vai ser fácil a união faz a força;