quinta-feira, março 23, 2006

Sistema de navegação por satélite europeu operacional em 2010


Image Hosted by Imageshack
Satélite da Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia (ESA) considerou hoje "realista" e "muito possível" que o sistema de navegação por satélite Galileo esteja operacional em finais de 2010.

Numa conferência de imprensa no centro de controlo de operações da ESA em Darmstadt, nos arredores de Frankfurt, o Director de Operações e Infraestruturas da ESA, Gaele Winters, disse que a Agência também vai participar no desenvolvimento e nas aplicações do sistema de navegação Galileo.

Winters recordou que o segundo satélite de prova do sistema Galileo, o Giove-B, será lançado em Abril.

O centro de controlo de operações da ESA é responsável pelo lançamento de uma parte importante dos 30 satélites que compõem o sistema de navegação Galileo, que competirá com o GPS (Global Positioning System), controlado pelo Exército dos Estados Unidos, dado que o sistema russo continua vocacionado unicamente para fins militares.

A propósito da segunda conferência sobre os usos do sistema europeu de navegação, a ESA, que é responsável pelo projecto junto da União Europeia, anunciou a criação de um centro, na cidade de Darmstadt, que facilitará a informação sobre as suas aplicações e financiamento a partir de Julho deste ano.

Winters assegurou que o sistema Galileo permitirá nas próximas décadas a criação de 100.000 postos de trabalho, 10.000 dos quais na área da alta tecnologia.

Em finais de Dezembro de 2005, o primeiro dos dois satélites de prova da constelação Galileo, o Giove-A, cujo lançamento noticiamos, ficou instalado numa órbita a 23.250 quilómetros da Terra e com um ângulo de inclinação de 56 graus em relação ao equador.

O Giove-A e o Giove-B têm como objectivo não perder as órbitas atribuídas à Galileo pela União Internacional de Telecomunicações, analisar as condições do meio ambiente da órbita e proceder a validações.

O sistema de navegação Galileo tem aplicações, entre outras, nas áreas do transporte e logística, segurança do trânsito, turismo, socorro e emergências.

O sistema Galileo proporcionará, por exemplo, um acesso mais rápido dos bombeiros, dos serviços de socorro e da polícia ao local de um acidente, bem como uma maior segurança rodoviária, com um menor número de acidentes, de mortos e feridos nas estradas.

A tecnologia de navegação por satélite teve originariamente aplicações militares, mas tem evoluído desde há 30 anos e encontrando novas aplicações, sendo hoje commummente utilizada e permite ao utilizador, com a ajuda de um aparelho, determinar a sua posição horária ou espacial através da recepção de sinais do satélite.

Com o Galileo, a Europa encabeça o primeiro sistema de navegação por satélite de uso civil, embora também tenha aplicação militar e permitirá utilizar os actuais equipamentos receptores.

O Galileo enfrentou numerosos atrasos devido a disputas no seio da União Europeia e da própria ESA, devido aos interesses nacionais dos países que participam no projecto.

Embora o arranque definitivo do Galileo não esteja previsto até 2010, dois anos antes a ESA contará com quatro satélites de navegação no espaço e poderá começar a comercializar os serviços na Europa.

Nessa altura, também será possível efectuar testes preliminares e os fabricantes de equipamentos receptores poderão começar a desenvolver os seus produtos e a preparar a sua divulgação no mercado como concorrência aos concebidos originariamente para o GPS.

Este é um projecto que nos interessa particularmente, capaz de integrar diversas das soluções que temos vindo a propor com uma plataforma autónoma e tecnologicamente avançada, eliminando a dependência relativamente ao sistema GPS.

2 comentários:

João Dias de Carvalho disse...

Passei por cá para conhecer este Blog. Parabéns...

JAC
Blog "O meu Computador"
http://o-meu-computador.blogspot.com/

Nuno Cabeçadas disse...

Olá João
Já por lá passei e deixei o meu comentário.
Um abraço e boa sorte