sábado, fevereiro 18, 2006

Belisarius


Image Hosted by Imageshack
Pintura de Belisarius (fragmento)

Um dos maiores comandantes militares de todos os tempos, na opinião de muitos, aquele que foi capaz de fazer mais com menos recursos, Flavius Belisarius (505-565) foi o mais brilhante general dos exércitos bizantinos.

Com uma longa carreira de vitórias ao serviço do Imperador Justiniano, que nem sempre lhe atribuiu os meios necessários, Belisarius venceu campanhas contra Persas, Ostrogodos ou Vândalos em paragens tão distantes como o Médio Oriente, o Norte de África ou a Europa, tendo uma importância decisiva num reinado em que o Império Bizantino aumentou em 45%.

Um dos mais importante feitos de Belisarius, e aquele que melhor demonstra o seu carácter, foi a campanha contra os Persas, onde assumiu o comando de um Exército Romano sucessivamente derrotado.

Mal chegou, Belisarius dispensou a totalidade das forças que fora nomeado para comandar e, apenas na companhia do seu ajudante de campo, recrutou, treinou e equipou um novo Exército menos numeroso mas mais eficaz, com o qual esmagou um Exército Persa até então imbatível.

Muitas vezes, o partir do zero, dispensando quem, por vícios ou deficiências, não consegue desempenhar as missões que são atribuidas, é a única solução para situações pantanosas que se eternizam, com custos e danos para todos, enquanto vitimam quem devem servir.

Para o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, será esta a solução possível, após os sucessivos fracassos de intermináveis remodelações ou reestruturações.

Sem comentários: