sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Sistema de rastreio e segurança GlobalSat G5040M - 2ª parte


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Sistema de seguimento de veículos

Para além das características mencionadas no texto anterior, o G5040M inclui um sistema de comunicações de mãos livres de duas vias, de modo a permitir um contacto fácil entre quem conduz e o posto base.

Este sistema, para além das utilizações convencionais, permite escutar o que se passa no interior do veículo, e, por exemplo, dizer a um condutor indesejado para parar e sair antes de proceder a uma imobilização.

Através do modem Wavecom GSM, de baixo consumo, a operar nos GSM 900/1800 e GSM 900/1900, e com uma antena activa de 3.5 V ligada via conector SMA, é possível ao centro de controle enviar SMS a solicitar o seguinte tipo de informação:

1. Relatório imediato.
2. Relatório periódico, com intervalos programáveis.
3. Solicitar relatório de serviço.
4. Pedir relatório de emergência.
5. Obter informação anti-roubo.
6. Activar 1º interface programável pelo utilizador
7. Activar 2º interface programável pelo utilizador
8. Activar 3º interface programável pelo utilizador
9. Activar 4º interface programável pelo utilizador

O receptor de GPS é um SIRF, com 12 canais e uma precisão de 25 m em 95% dos casos, obtendo dados em 48 segundos após ter sido ligado e em 38 quando reconectado.

Este GPS tem uma velocidade de refrescamento de 1 Hz, e utiliza o datum WGS84, standard na maioria dos equipamentos actuais.

Com apenas 156 mm x 92 mm x 32 mm e um peso de 700 gramas, o G5040M pode operar com humidade até 95% sem condensação e com temperaturas entre os -30°C e os 60°C e ser armazenado entre -40°C e 80°C.

Para além destas características, consideramos ser extremamente importante a existência de conectores que podem ser activados via SMS, os quais podem ser ligados a diversos equipamentos do veículo, como um imobilizador ou a própria bomba de combustível, permitindo desactivá-las remotamente através do envio de um SMS.

Também é possível, recorrendo a estes conectores, evitar que o veículo funcione caso o G5040M seja desligado, configurando o "interface" de modo a que a inexistência de sinal desligue um sistema eléctrico ou electrónico essencial, de modo a que a possibilidade de furto após neutralizar o módulo seja virtualmente impossível.

Logicamente, para além de ser necessário conhecer o número do cartão SIM colocado no módulo, é também necessário que o SMS inclua um código que serve de "password", a qual garante que só quem esteja credenciado pode actuar sobre o veículo.

Assim, para além do seguimento da viatura, que pode enviar periodicamente via SMS a informação da posição, visível na consola, também se pode utilizar este sistema como um complemento dos dispositivos de alarme, facilitando a recuperação do veículo em caso de furto.

No entanto, mesmo sem consola, é possível operar parcialmente este dispositivo apenas com um telemóvel, recorrendo ao envio de mensagens SMS, podendo aceder à maioria das funções que não impliquem o recurso à visualização da posição sobre um mapa.

Este é um sistema que poderia, por exemplo, ser incluido num "package" de uma seguradora, com um prémio inferior em termos de cobertura de furto, e com melhores garantias de assistência e socorro em viagem.

Este é apenas um exemplo de entre vários equipamentos com este conjunto de funcionalidades, quase desconhecidos do grande público, mas que oferecem vantagens interessantes a vários níveis, pelo que a sua divulgação pode contribuir para aumentar a segurança de quem os venha a adquirir.

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