terça-feira, fevereiro 14, 2006

GPS diferencial invertido


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Esquema de funcionamento de DGPS móvel

Em termos práticos, a possibilidade de utilizar GPS convencionais, muitas vezes já existentes, com a precisão de um DGPS, que aqui descrevemos, pode ser uma solução interessante, sobretudo para rentabilizar os equipamentos disponíveis.

O método de funcionamento do DGPS invertido ou inverso, segue os mesmos princípios básicos que mencionamos no texto anterior, com algumas nuances devido às limitações dos GPS convencionais utilizados nesta solução.

Para quem tenha a necessidade de controlar diversos postos móveis com grande precisão, sobretudo se estes dispuserem de GPS convencionais, a inversão do processo pressupõe a existência de um sistema informático ou computacional e uma aplicação que efectue rapidamente os cálculos a nível central.

Neste ponto de controle, é feita continuamente a aferição entre os dados posicionais a sí referentes provenientes dos satélites, e a sua posição real, a qual é conhecida, obtendo desta forma o desvio para cada satélite em cada instante.

Assim, cada GPS móvel envia a posição onde julga encontrar-se para o sistema central, o qual introduz o factor de erro aferido no momento e corrige a posição do posto de onde é enviado, podendo reenviar o valor, já corrigido, de modo a que este receba a posição exacta onde se encontra.

Este processo pressupõe a existência de comunicações praticamente permanentes, mas dispensa os postos móveis de possuir um DGPS, bastando um GPS convencional, uma forma de enviar e receber dados e, eventualmente, uma aplicação que os disponibilize para a origem.

A possibilidade e a rentabilidade da utilização deste método depende de diversos factores, pelo que só face a situações concretas devidamente estudadas se poderá optar por ela, mas será mais aconselhável quando já existam GPS convencionais instalados ou quando o número de postos móveis for suficientemente tornar o custo de aquisição dos DGPS proibitiva.

Brevemente, iremos apresentar um equipamento que integra GPS com sistema de comunicações, o qual permite fazer o seguimento de viaturas através de uma consola onde são centralizadas as informações, mas que oferece muitas vantagens adicionais sobre os sistemas mais divulgados no mercado.

Estes textos sobre a utilização de DGPS deve-se ao facto de a LynxPT/IPRedes.Net estar a desenvolver um projecto de prevenção de fogos florestais com recurso a esta tecnologia, para o qual, eventualmente, poderão ser necessários testes em viaturas todo o terreno.

Desta forma, caso esta possibilidade se verifique, não quisemos deixar de dar uma pequena explicação sobre o funcionamento deste sistema ainda pouco conhecido em Portugal de modo a esclarecer e entusiasmar quem pretenda colaborar nesta iniciativa.

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