sábado, fevereiro 18, 2006

Bombeiros vão receber equipamentos individuais


Image Hosted by Imageshack
Capacete de protecção de bombeiro

O Governo vai comprar equipamento de protecção individual adequado para o combate aos incêndios florestais para 5.000 bombeiros, segundo anunciou o Ministro da Administração Interna.

António Costa, que falava na Comissão Parlamentar Eventual para os Fogos Florestais, estimou que os custos desse equipamento deverão rondar cerca de 6.000.000 de euros.

Este montante estava afecto aos governos civis, que distribuíam essa verba para atribuição de subsídio, mas agora o dinheiro será integralmente canalizado para equipar 5.000 elementos, o número de bombeiros que o Ministro considera estarem operacionais, pelo que estamos a falar de 1.200 euros para equipar individualmente cada soldado da paz.

António Costa considerou o equipamento de protecção individual "absolutamente essencial" para a segurança dos bombeiros, lembrando que nos anos anteriores se vêem imagens de homens a combater incêndios sem capacete, sem luvas ou sem botas adequadas.

No entanto, o valor individual, permite mais do que os equipamentos mencionados pelo Ministro, pelo que, excluindo um negócio desastroso no qual não queremos acreditar, nos interrogamos quanto à verba real atribuida ou qual o material efectivamente a adquirir.

Estes anúncios ou declarações de intenção já vão sendo habituais, mas a sua concretização, no ambito de um plano integrado de reequipamento, acaba muitas vezes por ser esquecida ou adiada pela falta de recursos financeiros.

A disponibilização desta ajuda não pode fazer esquecer que o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ainda não ressarciu as Corporações pelo material perdido ou danificado durante o Verão de 2005.

Assim, uma melhor protecção individual, cuja importância não menosprezamos, perde-se na falta de equipamentos colectivos e de formação adequada, sem os quais a eficácia não aumentará, pelo que podemos antever situações semelhantes às de anos anteriores.

Sem comentários: