segunda-feira, fevereiro 13, 2006

GPS diferencial


Image Hosted by Imageshack
Satélite Navstar para sinal GPS

Temos vindo a abordar em diversos textos, já publicados, a utilização de GPS convencionais, sem recurso a sistemas de correcção de posição, dado serem estes os mais habituais entre os utilizadores deste tipo de equipamento.

Se, para a maioria das situações do dia a dia, a precisão de um GPS convencional, sem recurso a nenhum tipo de correcção ou compensação, é suficiente, para diversas aplicações científicas, pode ser necessário recorrer a outro tipo de técnicas de modo a reduzir a margem de erro.

O DGPS (Differential GPS) ou GPS diferencial é um sistema que proporciona aos receptores de GPS correcções aos dados recebidos dos satélites GPS, do que resulta uma muito maior precisão no cálculo da posição.

Resumidamente, o sistema de correcção funciona da seguinte maneira:

1. Uma estação base em terra, com coordenadas correctamente defenidas, escuta os satélites GPS.
2. Calcula a sua posição com base nos dados recebidos dos satélites.
3. Dado que a posicão está bem definida, calcula o erro entre a sua posição real e a calculada, estimando o erro de cada satélite.
4. Envia estas correcções ao receptor através de um meio de comunicação.

Existem varias formas de obter as correcções DGPS, sendo as mais usadas:

1. Recebidas por radio através de um canal preparado para o efeito, como o RDS numa emissora de FM.
2. Enviadas via Internet através de uma conexão sem fios.
3. Proporcionada por um sistema de satélites desenhado para este efeito. Nos Estados Unidos existe o WAAS, na Europa o EGNOS, e no Japão o MSAS, sendo todos compatíveis entre sí.

Para que as correcções do DGPS seja válidas, o receptor tem que estar relativamente perto de uma estação DGPS, obtendo asssim uma precisão que não deve afastar-se da posição real mais que 2 m. em latitude e longitude, portanto no plano horizontal, e 3 m. em altitude, ou seja, em termos verticais.

Existe um outro método para obter resultados semelhantes, o do DGPS inverso, que descreveremos muito proximamente, no qual são utilizados GPS convencionais em postos móveis, permitindo reaproveitar equipamentos já existentes.

Sem comentários: