quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Sistema de rastreio e segurança GlobalSat G5040M - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Sistema GlobalSat G5040M

O sistema de rastreio e segurança para viaturas G5040M, desenvolvido pela GlobalSat, destina-se a permitir a localização, seguimento e a comunicação com veículos, implementando sistemas de localização via GPS e comunicação através de SMS.

O G5040M, que tem vindo a ser sucessivamente melhorado desde que foi apresentado, consiste de um equipamento para ser instalado na viatura, que inclui a unidade principal, com GPS e antena GSM, cabo de alimentação, sistema de mãos livres, comando infra-vermelho e écran de LCD, e de um módulo para o centro de controle, que consiste de "software", módulo GSM, antena GSM e cabo de alimentação e dados que liga ao PC via cabo série RS-232.

Este equipamento permite inúmeras aplicações, tendo sido concebido para operar em condições particularmente exigentes, enviando dados e aceitando comandos provenientes de uma central onde um computador pessoal com sistema operativo Windows e equipado com um modem GSM serve de estação base.

O computador pessoal multimédia deverá ter como características mínimas um processador Pentium 550 Mhz, 128 Mb de memória RAM, 2 Gb disponíveis em disco e uma placa gráfica com resolução 1024 x 768, necessitando do Microsoft Access para gerir a base de dados criada a partir dos dados recolhidos.

Particularmente interessante, é o facto de o G5040M incluir a possibilidade de controlar portas que podem activar ou desactivar sistemas eléctricos ou electrónicos, podendo, por exemplo desconectar o sistema de alimentação de combustível.

As características básicas, segundo o "site" do fabricante, são:

1. Sistema de mãos livres GSM de 2 vias.
2. Sistema automático de atendimento de chamadas.
3. Teclado Infra Vermelho para controle do equipamento e do sistema de chamadas.
4. Tecla de aviso automático do centro de controle para emergências.
5. Alarme e aviso via SMS para o centro de controle em caso de abertura não autorizada das portas.
6. Comunicação de dados via rede GSM.
7. Écran de transmissão de SMS com menus em inglês.
8. Sistema de verificação de posição automático ou periódico.
9. Obtenção e armazenamento de localização sobre um mapa.
10. Possibilidade de apresentar no mapa informação horária, posicional, velocidade e direcção.
11. Controle de mapas (zoom in, zoom out e divisão de écran).
12. Informação compatível com o formato Mapinfo.
13. Baixo consumo para a bateria do veículo.

Na 2ª parte, a publicar brevemente, serão descritas as restantes características, a nível de comunicações e sistema GPS, e analizaremos algumas das múltiplas possibilidades de utilização deste equipamento, que já propusemos a algumas entidades que operam na área da assistência ou da emergência.

Sem comentários: