sábado, julho 22, 2006

"Roll-Bar" - 5ª parte


Image Hosted by ImageShack
Desenho do sistema de encaixe (imagem 582x442 no link)

Este esboço, feito na versão livre do Sketchup, programa da Google destinado sobretudo ao desenho de edifícios que podem ser incluidos no Google Earth, permite uma visualização 3D mais nítida, embora sem rigor na escala.

O Sketchup é essencialmente um programa destinado a modelagem de edifícios 3D e não de CAD, pelo que se torna difícil obter o mesmo rigor e precisão de um programa destinado a este fim.

Assim, pode-se ver o sistema de encaixe, com um furo onde passam as barras ou peças de ligação, sobre as quais a peça pode rodar livremente, até atingir o angulo pretendido, bem como a forma específica que permite encaixar duas peças juntas no mesmo eixo.

Também se pode ver, no outro extremo em forma de cilindro, a terminação que permite encaixar os tubos que darão origem à forma do "roll bar", podendo, na versão defenitiva, incluir dois furos de 10 mm para recorrer a parafusos.

Este cilindro será dimensionado de forma idêntica ao orifício da peça, de modo a que encaixem, dando assim origem a novas combinações.

Enquanto esperamos por uma reprodução mais rigorosa em AutoCAD, com as medidas defenitivas, serão feitas as necessárias alterações e melhoramentos, de modo a ter uma ideia tão concreta quanto possível que permita fazer um protótipo.

Sem comentários: