quarta-feira, julho 19, 2006

Voos virtuais


Image Hosted by ImageShack
Imagem 3D: um auxílio no planeamento aéreo

Uma das características que distinguem o CompeGPS dos seus concorrentes é a possibilidade de gerar imagens tridimensionais de cartas militares ou, efectivamente, de qualquer imagem desde que devidamente calibrada.

Assim, com base numa fotografia aérea, na qual são marcadas coordenadas de alguns pontos geográficos, é possível gerar uma imagem 3D, de que resulta uma visualização do terreno de mais fácil interpretação do que olhando para um simples mapa.

No exemplo, uma imagem do mapa da Lousã, em cuja ligação é possível visualizar uma versão com 977x503, demonstra que é fácil e rápido obter este tipo e visualização, que poderão ser úteis para quem coordene meios aéreos, como os CMA.

O relevo é facilmente visível através das linhas geográficas, em azul, que surgem de forma sinuosa, dado acompanharem o relevo da área que representam.

No entanto, para além das imagens estáticas, é possível também efectuar um voo virtual sobre o terreno, algo que pode ser particularmente interessante, por exemplo, para os pilotos de aeronaves que vão operar pela primeira vez na área.

Todo este processo é automatizado, bastando para tal gerar a imagem tridimensional através de um simples comando do rato, após o que se pode posicionar o cursor no ponto de partida e, com o auxílio das teclas, orientar o voo na direcção pretendida.

O CompeGPS permite gravar todo o voo virtual, mas dado que os ficheiros gerados são de dimensões que não permitem colocá-los "on-line", na ordem das dezenas de megabytes se numa resolução aceitável, este é um exemplo que, infelizmente, não podemos aqui deixar.

Embora os comandos de orientação sejam algo lentos, dado que o objectivo não é obter um simulador de voo e sim uma perspectiva da evolução do terreno, a utilização desta possibilidade de conhecer o relevo a partir de diversas perspectivas pode contribuir de forma decisiva quer no planeamento de missões, quer na coordenação entre meios aéreos e terrestres ao facilitar uma visão comum do terreno.

Aconselhamos uma visita ao "site" do CompeGPS e a obter uma versão de demonstração, válida por 30 dias, que permite testar estas possibilidades, nomeadamente a de gerar mapas tridimensionais e efectuar voos virtuais, imaginando como esta tecnologia poderá beneficiar o planeamento de operações.

Sem comentários: