sexta-feira, julho 21, 2006

"Roll-Bar" - 4ª parte


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Esboço do sistema de encaixe (imagem 740x567 no link)

Uma das razões pelas quais a ideia do sistema de encaixe pode parecer complexa ou exigir mais peças do que o necessário, é o facto de tentar manter a variedade de componentes no menor número possível, diminuindo custos de produção e de armazenamento.

Assim, a opção foi a de usar o esquema que consta do desenho, onde se podem encontrar os vários componentes necessários a um cruzamento e que incluem as peças que servem de charneira, a preto, as de ligação e que também servem de eixo de rotação, a vermelho, e a estrutura tubular principal, a azul.

Neste esquema, pode-se ver a peça de ligação, passar pelo interior de duas peças de rotação, tendo em cada extremidade um tubo que será o componente principal do "roll-bar".

Também nas peças de rotação, na extremidade que termina em forma de cilindro com 50 mm de diametro e 60 mm de comprimento, estão encaixados dois tubos, a azul, que tal como os restantes componentes serão soldados.

Assim, as peças que servem de charneira estão à volta do suporte, encostadas lateralmente a dois tubos e com um tubo em na extremidade, dando origem a uma junção quádrupla.

No caso de uma junção tripla, o tubo interior estaria à face e não surgiria de um dos lados, pelo que apenas do lado oposto haveria uma forma de encaixe.

Finalmente, caso não houvesse um prolongamento lateral, seria usado uma secção cilindrica de apenas 60 mm de comprimento, ficando à face nas duas peças de charneira, sem que saisse para qualquer dos lados.

Este método permite, ainda, furar na extremidade dos tubos, fazendo-os atravessar por parafusos, de modo a aumentar a segurança ou mesmo como alternativa ao sistema de soldagem que será o mais resistente.

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