Um exemplo de "roll-bar" interno simples
Assim, torna-se necessário reforçar os habitáculos dos veículos, evitando uma deformação que provoque o esmagamento dos ocupantes, pelo que temos investigado alguns equipamentos, quer a nível de fabricantes, quer de peças que permitam construir este tipo de equipamentos por um valor inferior ao praticado no mercado.
Basicamente, um "roll-bar", consiste numa estrutura metálica indeformável que é aparafusada ou soldada em pontos estruturais de um veículo, dando origem a uma espécie de "gaiola" que protege quem se encontrar no interior.
Logicamente, este equipamento tem que ser concebido e executado com rigor, sob pena de da sua instalação resultar o efeito contrário ao pretendido, dado que aumenta o peso do veículo e, em caso de falha, origina um sem número de pontos de impacto adicionais que podem ferir os ocupantes.
Nesta pesquisa, começamos por analisar qual o material escolhido por fabricantes conceituados, como a OMP, a Sparco ou a Safety Devices e a forma como estas empresas sugerem que os "roll bar" sejam presos ao veículo.
De importância essencial, é a escolha do material que, tipicamente será aço do tipo Cold Drawn Seamless Carbon, também conhecido por CDS, Chrome Molybdenum ou Fe45.
Este último será o mais habitual, mas existe uma maior dificuldade de obter uma qualidade constante do que no caso do CDS, continuando, no entanto a ser a escolha de muitos fabricantes.
Também o aço Fe45 continua a ser utilizado por casas como a OMP Racing para os modelos não homologados, oferecendo uma boa relação qualidade preço e sendo usado com diametros exteriores da ordem dos 60 mm, com um interior que rondará os 50 mm.
Por uma questão de facilidade e de uniformização, esta será a medida que decidimos adoptar para as barras que constituiram o essencial da estrutura e que, naturalmente, condicionam as restantes peças a desenvolver.
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